Previsão: Chuvas volumosas no Sudeste e Centro, enquanto RS volta a pegar fogo com tempo muito seco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas na região Central do país, válido nas próximas 24 horas. As áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas na área.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação válida para São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul de Goiás.
A tendência é que continue chovendo nessas áreas nos próximos sete dias. A partir do dia 9, próxima quinta-feira, as chuvas ficam ainda mais intensas em Minas Gerais. Na região da Zona da Mata, assim como em áreas do Sul de Minas Gerais a precipitação pode ultrapassar os 70mm.
"No Espírito Santo, a chuva mais forte e generalizada se concentra no sul do estado, com chance de raios e rajadas de vento. Nas demais áreas dos estados capixaba e mineiro ainda segue prevista a chuva, mas de forma mais localizada", complementa a Climatempo.
Além de Minas Gerais, as chuvas também devem persistir em Goiás e no Mato Grosso do Sul, com acumulados entre 20mm e 40mm até quinta-feira (9).
Ainda de acordo com a Climatempo, além da grande disponibilidade de umidade e de calor sobre o país, a zona de convergência intertropical ajuda a espalhar as nuvens carregadas no extremo norte do país. Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Onda de calor
No Sul do Brasil, o destaque continua sendo a onda de calor que atinge a região, sobretudo o Rio Grande do Sul e áreas de Santa Catarina. Segundo o Inmet, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média no período de 3 até 5 dias.
Os modelos meteorológicos mostram que as temperaturas máximas podem ficam próximas dos 40ºC no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Segundo informações da MetSul, a baixa umidade relativa do ar também vai contribuir para o aquecimento no estado.
"O sol aparece em todo do Rio Grande do Sul mais uma vez nesta terça-feira, embora com a presença de nuvens esparsas. Uma massa de ar seco e quente está sobre o território gaúcho e inibe a ocorrência de chuva. Qualquer instabilidade será extremamente isolada e em pouquíssimos locais", afirma.
Veja os modelos com a previsão de temperatura nos próximos dias:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil