Virada do mês com muita chuva espalhada pelo Brasil: Inmet tem alerta laranja para esta 3ª feira
A virada do mês vai acontecer com muita chuva espalhada pelo Brasil, de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as áreas de instabilidade seguem favorecendo a formação de nuvens carregadas pelo país.
Áreas do Sudeste, Centro-Oeste e do Norte do país têm alerta laranja de chuvas intensas válido pelas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação válida para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Maranhão.
Além dessas áreas, o Inmet também emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em áreas de produção no oeste da Bahia, Piauí e Tocantins. Segundo o Inmet, nesses estados a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
Na região Sul do Brasil, o alívio continua sendo previsto apenas para Santa Catarina e Paraná. Áreas de baixa pressão entre a Argentina, Paraguai e Brasil estão sendo reforçadas por uma frente avançando pelo litoral do Rio Grande do Sul, segundo dados da Climatempo.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê acumulados de até 50mm em áreas do Paraná nas próximas 24 horas. Em Santa Catarina, as chuvas mais volumosas são previstas para o norte do estado, com acumulado de até 20mm no período. A tendência é que continue chovendo nos dois estados até pelo menos a próxima quinta-feira (2).
O modelo Cosmo prevê que no final de semana um novo sistema deve avançar pelo Sul do Brasil, aumentando as áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul. Se confirmadas, as chuvas levam alívio em regiões que há algumas semanas sentem o tempo muito seco e temperaturas elevadas. Após muito dias com essas condições, as chuvas podem chegar em forma de pancadas, sobretudo no noroeste do estado e com volumes acima de 60mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta terça-feira (31) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), são previstas boas chuvas nos próximos 15 dias em boa parte do Brasil.
No período entre 31 de janeiro e 8 de feveiro, o modelo norte-americano prevê acumulados acima de 100mm no Sudeste do Brasil e em áreas em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Também prevê chuva entre 60mm e 90mm no Tocantins no período.
Entre os dias 8 e 16 de feveiro, o NOAA prevê o avanço da umidade também para o oeste da Bahia, com acumulados entre 35mm e 50mm, além de manter a previsão de boas chuvas para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Na região Sul, a previsão é de chvua apenas em Santa Catarina e no Paraná, com precipitação entre 40mm e 70mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação estendida em todo Brasil:
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana