HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Final de semana será de chuvas intensas em grande parte do país; instabilidades seguirão até início de fevereiro

Publicado em 20/01/2023 10:32 e atualizado em 20/01/2023 11:38
Condição tende a beneficiar culturas como a cana e o café que serão colhidas ao longo dos próximos meses, mas impacta na colheita da soja 2022/23

Logotipo Notícias Agrícolas

Esta sexta-feira (20) e o final de semana  (21 e 22/01) terão chuvas intensas e temporais típicos de verão em grande parte do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de que essa condição de instabilidade siga pelo menos até o início de fevereiro.

"A atmosfera fortemente instável, com tempo úmido e abafado provocarão fortes chuvas que, podem acarretar em volumes expressivos, com atenção especial para áreas da Região Sudeste onde no mapa, os tons do vermelho ao cinza [do mapa abaixo], indicam os maiores acumulados de chuva", afirma o instituto.

Essa condição tende a beneficiar culturas que estão em desenvolvimento e que serão colhidas ao longo do segundo trimestre do ano, são os casos da cana e do café. Por outro lado, as chuvas têm impactado a colheita da safra 2022/23 de soja do Brasil, segundo as principais consultorias.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para as próximas 72 horas em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para as próximas 72 horas em todo o Brasil - Fonte Inmet
Fonte: Inmet

Para esta sexta-feira (20), o Inmet já emitiu diversos alertas. Em todos os estados do Sul, o aviso é de perigo potencial com tempestade. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, aponta.

Também tem alerta de perigo associado com chuvas intensas em pontos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Isso também vale para áreas do extremo Norte do país.

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, traz o instituto. Nas demais localidades com alerta no dia, em quase todo o país, o aviso é perigo potencial com chuvas intensas.

Veja o mapa de alertas do Instituto Nacional de Meteorologia:

Mapa de alertas do Instituto Nacional de Meteorologia - Fonte Inmet
Fonte: Inmet

Chuvas até início de fevereiro

O mapa estendido de previsão de precipitação da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) para todo o Brasil mostra que as chuvas deverão seguir sobre a maior parte do Brasil pelo menos até o início do mês de fevereiro, principalmente sobre áreas das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Os acumulados entre os dias 19 a 27 de janeiro nos estados dessas regiões podem se aproximar dos 200 milímetros. O mapa do Inmet também traz essas chuvas nos próximos dias.

No período de 27 de janeiro até 4 de fevereiro, as chuvas seguirão, mas avançam mais sobre áreas do Sul do país e os volumes diminuem um pouco entre o Nordeste e o Sudeste, além do Norte do país.

Veja o mapa de precipitação acumulada estendido em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada estendido em todo o Brasil - Fonte NOAA
Fonte: NOAA

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte Inmet
Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário