Chuvas continuam no Centro Norte do Brasil e região Sul tem alerta para onda de calor
De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta terça-feira (6) será mais um dia de chuvas intensas nas regiões Central e Norte do Brasil.
As áreas de instabilidade continuam influenciando a formação de nuvens carregadas por toda área, colocando pelo menos 10 estados em condição de alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétrica", afirma o Inmet em alerta válido para São Paulo, Minas gerais, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas e Rondônia.
A tendência é que continue chovendo nos próximos dias nessas áreas, com destaque para São Paulo e Minas Gerais que devem receber as chuvas mais significativas e com acumulados entre 20mm e 30mm até o próximo dia 8 de dezembro. As chuvas também devem continuar sem pausa no Centro-Oeste e em alguns pontos do Matopiba, porém com volumes mais baixos.
"Áreas de instabilidade sobre o Sudeste do Brasil atreladas a circulação dos ventos na atmosfera e a presença do ar quente e úmido, ainda influenciam na formação de nuvens de chuva sobre o Espírito Santo e Minas Gerais no decorrer desta semana", afirma a Climatempo.
Ainda de acordo com a consultoria, a partir de quarta-feira (7) as áreas de instabilidade devem ganhar força com a presença de uma área de baixa pressão na costa do Brasil. "No sul mineiro e sul do Espírito Santo, a chuva pode ser forte e ainda mais volumosa. No norte de Minas e centro do Espirito Santo, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas a qualquer momento. Já nas áreas do Espirito Santo próximas à divisa com a Bahia, a chuva será leve e passageira", complementa.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
ONDA DE CALOR
O Inmet também emitiu alerta para onda de calor entre os dias 7 e 9 de dezembro atingindo os três estados da região Sul do Brasil, as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média esperada para o período. Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:
Segundo a previsão de temperatura do Inmet, as máximas podem ultrapassar os 34 graus, sobretudo na faixa oeste dos três estados. O cenário na região Sul do Brasil é preocupante porque pelo terceiro ano consecutivo as chuvas podem ficar abaixo do ideal para o desenvolvimento da safra de grãos.
Além do Brasil, o calor intenso deve atingir áreas de produção na Argentina já que os modelos meteorológicos sinalizam que, nos próximos 10 dias, áreas de produção no país poderão ser as mais quentes do planeta, reflexo do terceiro ano de La Niña, segundo um estudo desenvolvido pela Instituto Climático da Univesidade do Maine, nos Estados Unidos publicada no início desta semana pelo Notícias Agrícolas.
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil