Áreas de instabilidade continuam influenciando chuvas intensas por todo o Brasil nesta 2ª feira
A semana começa com a tendência de mais chuvas em praticamente todas as regiões do país. Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas pelo país com destaque entre o Norte e Nordeste que têm risco para chuvas intensas e temporais.
"Além disso, calor, tempo abafado e temporais nas demais áreas do Brasil, devido à combinação de calor e umidade, mais a circulação dos ventos nos diversos níveis da atmosfera", complementa a consultoria.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os acumulados mais expressivos em áreas do Paraná e em Santa Catarina, além de precipitação significativa em pontos no Mato Grosso.
Para o Sul do Brasil, o Inmet prevê acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. As chuvas mais significativas são esperadas em pontos isolados do norte do Paraná. Santa Catarina deve receber chuvas entre 20mm e 40mm no centro-leste do estado, enquanto o Rio Grande do Sul deve permanecer com tempo seco neste início de semana.
Já no Mato Grosso, os acumulados mais significativos são previstos para o noroeste do Mato Grosso, com acumulados entre 20mm e 60mm no período. O modelo mostra ainda as áreas de instabilidade que devem provocar chuvas em São Paulo, Triângulo Mineiro, Sul de Minas Gerais, Goiás e em áreas do Matopiba, com acumulados entre 20mm e 40mm entre esta segunda e terça-feira (6).
"O calor continua sendo destaque no decorrer do dia e o ar fica abafado em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, no Distrito Federal, em Minas, no Rio De Janeiro, Mato Grosso e no Pará. Risco de temporais na capital paulista, em Goiânia, Brasília, Palmas e Boa Vista em Roraima. De forma geral, chove forte nas demais áreas desde o Norte até o Sul do país. A capital Porto Alegre segue bastante ensolarada pela manhã, mas com chuva e rajadas de vento moderadas à tarde", complementa a previsão da Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana