Dezembro tem previsão de chuva acima da média em algumas áreas e de La Niña limitando volume no Sul
A virada do mês vai acontecer com a previsão de chuva em boa parte do país, mas também com a permanência do La Niña no último mês do ano, podendo afetar o regime de chuvas em algumas áreas do país, principalmente os estados da região Sul.
A atualização divulgada na manhã desta quarta-feira (30) foi divulgada pela Climatempo, que destacou que o fenômeno La Niña é conhecido por contribuir para a diminuição da distribuição das chuvas durante a primavera e no início do verão sobre a região Sul do Brasil, em parte do estado do Mato Grosso do Sul e também em São Paulo, devido à sua irregularidade temporal e espacial.
Para o mês de dezembro, a consultoria indica que a permanência de chuvas irregulares na região Sul do Brasil. Além disso, os volumes devem ficar abaixo da média esperada quase todo o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
Nos últimos dois anos, a região Sudeste do Brasil também sentiu os impactos do La Niña, mas desta vez a previsão indica chuvas acima da média em algumas áreas. O destaque fica pra o norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo e litoral de São Paulo e Rio de Janeiro que devem registrar os maiores acumulados.
No Centro-Oeste, a formação de canais de umidade vai favorecer a formação de nuvens carregadas em todos os estados e por isso, a previsão indica acumulados acima da média também no centro-norte do Mato grosso e Goiás. "No Nordeste brasileiro, a chuva fica acima da média em grande parte da Bahia, no sul do Maranhão, no sul do Piauí, no interior de Pernambuco e também da Paraíba", finaliza a Climatempo.
O gráfico abaixo da figura 2, indica uma probabilidade de 90% do fenômeno La Niña continuar atuando até o próximo verão, no trimestre móvel de DJF (dezembro, janeiro e fevereiro) e JFM (janeiro, fevereiro e março). Mostrando também uma neutralidade para o próximo outono:
Pouca chuva no Sul
Os últimos dias foram marcados por chuvas significativas na faixa leste da região Sul do Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas os dados coletados nos últimos 30 dias confirmam a previsão de volumes mais baixos na região.
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, foram registrados acumulados entre 70mm e 90mm no Centro-Sul do Brasil, com exceção do Paraná que teve acumulados de até 150mm em algumas áreas.
Já em Minas Gerais, Goiás, norte do Mato Grosso e Matopiba, foram registrados acumulados entre 200 e 250mm no período. Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil