HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão: Sudeste ainda tem alto risco para queda de granizo nesta 4ª feira; MT e GO também na rota

Publicado em 09/11/2022 10:32 e atualizado em 09/11/2022 11:11
Mato Grosso e Goiás também estão na rota do granizo; temperaturas elevadas favorecem fenômeno

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta para tempestade em Minas Gerais, sul do Espírito Santo e em áreas do Rio de Janeiro e de São Paulo válido até às 10h da próxima quinta-feira (9). Os últimos dois dias já foram marcados por intensa chuva de granizo em Minas Gerais, afetando muitas lavouras de café arábica e que podem prejudicar a safra de 2023. 

Segundo a publicação oficial do Inmet, para as próximas 24 horas é esperada chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),  explica que enquanto estiver com aviso de tempestade as condições para granizo vão permanecer. Quando se tem elevação das temperaturas, como está acontecendo, tem a tendência da formação de granizo. 

"Novembro é um mês chuvoso, já estamos caminhando para o Verão a estação mais chuvosa e a Primavera tem essa característica, o calor e a umidade favorece esse tipo de La Niña. A tendência é que as condições do tempo persistam com essas características nos próximos dias", afirma. 

Com relação às temperaturas, o modelo Cosmo do Inmet prevê máximas entre 28ºC e 32ºC em Minas Gerais. No Centro-Oeste do Brasil, a temperatura tende a ser ainda mais alta, com a máxima podendo bater 36ºC no oeste do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para esta quarta-feira (9) em todo Brasil: 

Temperatura INmet
Fonte: Inmet 

A Climatempo também alerta para alto risco de temporais com granizo em Minas Gerais nesta quarta-feira (9). Segundo a consultoria, os modelos mostram a possibilidade de chuva intensa em Belo Horizonte, Zona da Mata, sul de Minas Gerais, região da Serra da Canastra e na divisa com o Rio de Janeiro. A consultoria também acrescenta que Mato Grosso e Goiás também estão na rota e podem ter queda de granizo nesta quarta. 

"A atmosfera sobre o Brasil se mostrou extremamente instável na terça-feira, 8 de novembro de 2022. Em meteorologia, o termo instável pode ser traduzido como favorável à chuva ou a formação de nuvens com potencial para chuva. Além de pancadas de chuva de muito fortes, descarregando mais de 20 mm de água em apenas 1 hora, rajadas de vento bastante fortes, entre 60 km/h a quase 90 km/h foram observadas em vários locais", destacou a Climatempo. 

Além do Sudeste, os modelos mostram condição para chuvas com volumes mais baixos no Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Piauí e Bahia.  A tendência é que continue chovendo em todas essas áreas nos próximos dias. No final e semana, a chuva deve voltar a ter força em São Paulo e em Minas Gerais. O novo sistema também deve levar áreas de instabilidade para Goiás, Mato Grosso do Sul e em áreas do Matopiba. 

A nova rodada de chuva deve beneficiar também o Sul do Brasil, com bons volumes no Paraná no sábado e aumento das precipitações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a partir de domingo, dia 13. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 09-11-2022 10-34-19
Fonte: Inmet 

 
 

Previsão estendida

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também prevê chuvas expressivas para o Sudeste do Brasil nos próximos sete dias, com destaque para Minas Gerais que deve receber os volumes mais expressivos. 

Entre os dias 9 e 17 de novembro o NOAA mantém áreas de instabilidade também no Centro-Oeste e Sul do Brasil. Essas áreas devem receber precipitação entre 30mm e 60mm no período. 

Já entre os dias 17 e 25 de novembro, o modelo norte-americano aumenta os volumes previstos em Minas Gerais, com acumulados acima de 125mm no período. Indica o avanço da umidade para o Matopiba,m mantém a condição de chuva no Mato Grosso e Goiás, mas reduz os volumes para o Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Para o Paraná, prevê chuvas entre 20mm e 30mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA 091122
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário