Último dia do inverno será marcado por muita instabilidade e chuva no Centro-Sul do Brasil
O último dia de inverno será marcado por muita instabilidade e chuva no Centro-Sul do Brasil. Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, a circulação dos ventos ainda mantém muitas nuvens carregadas pelo Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A consultoria alerta para temporais no Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Paraná nesta quarta-feira (21).
Já na região Sul do Brasil, a passagem de uma nova frente fria e também são esperadas chuvas a qualquer hora do dia. Nas demais regiões do país, Norte e Nordeste, o dia será marcado por pouca chuva e muito calor.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas entre o norte do Paraná e sul de São Paulo, com acumulados que podem chegar a 70mm nas duas áreas. Nas demais regiões dos dois estados, são previstas chuvas entre 20mm e 30mm.
Nas próximas 24 horas também são previstas chuvas entre 20mm e 50mm no sul do Mato Grosso do Sul. No Rio Grande do Sul são previstas chuvas em vários pontos do estado, com acumulados de 20mm no período.
"Enquanto isso, uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul, deixando o tempo encoberto e com chuva fraca e ventos de até 50 km/h a qualquer momento no estado gaúcho. Na costa norte e leste nordestina, muito sol e pouca chuva. São previstas pancadas bem rápidas ao longo da noite e no começo do dia. No interior do Nordeste, baixa umidade do ar", acrescenta a previsão da Climatempo.
O modelo sinaliza ainda condições para chuvas isoladas e com volumes mais baixos em áreas de Minas Gerais, Goiás e Mato grosso. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta quarta-feira (21) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOOA) continua mantendo a previsão de boas chuvas para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nos próximos sete dias.
Entre os dias 21 e 29 de setembro, o NOAA prevê precipitação entre 60mm e 100mm em Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O modelo mostra também a condição para a possível formação de um corredor de umidade entre as duas regiões, com acumulados entre 25mm e 30mm.
Entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro, os modelos mantêm a previsão de chuva, com precipitação entre 40mm e 50mm entre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, mas reduz a condição de chuva para os três estados da região Sul, além de manter o tempo seco para o Matopiba. Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil