Frente fria deixa Sul em alerta para tempestade nesta 6ª feira; frio intenso derruba as temperaturas
A sexta-feira (9) é de alerta para tempestade e chuvas intensas na região Sul do Brasil. Devido à passagem de uma frente fria pela região, os modelos meteorológicos mostram a formação de nuvens carregadas pela área e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja válido no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destaca a publicação na página oficial do Inmet.
Já a previsão da Climatempo destaca que o sistema não deve trazer tanta chuva, mas há risco de temporais isolados e eventual queda de granizo no estado do Rio Grande do Sul. "Essa frente fria vai ocasionar muitas rajadas de vento até o fim de semana, mas o outro destaque é que com a passagem do sistema o ar polar volta ganhar força e diminui as temperaturas no Sul do Brasil", complementa a Climatempo.
O modelo Cosmo sinaliza que a passagem da chuva será rápida e a chuva não deve ter força para quebrar o intenso bloqueio atmosférico em atuação há vários dias na região Central do Brasil, que inclusive continua em alerta para baixa umidade relativa do ar nesta sexta-feira (9).
No centro-norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, sul do Maranhão e no Piauí, o índice de umidade deve variar entre 20% e 12% nas horas mais quentes do dia. Todas essas áreas estão em alerta laranja. Minas Gerais, oeste da Bahia e as demais áreas da região central tem previsão de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Após a passagem da chuva pelo Rio Grande do Sul, as temperaturas voltam a cair no Sul do Brasil nos próximos dias. De acordo com as previsões do Inmet, são esperadas mínimas de 0ºC nas áreas de fronteira com o Uruguai.
"A previsão ainda indica formação de geada do centro para o sul e sudoeste gaúcho (figura 3). Durante o dia, a frente fria também pode provocar tempestades no Paraná", afirma o Inmet.
Já para a domingo, são previstas geadas em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com destaques nas áreas de planalto ne de serra. Veja o mapa de previsão de temperatura:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil