Frio persiste e Inmet prevê mais uma madrugada com geada no Centro-Sul do Brasil
A sexta-feira (19) amanheceu gelada no Sul no Brasil. Confirmando as previsões anteriores, a intensa massa de ar frio entrou pelo Sul do Brasil e em 12 estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram registradas mínimas negativas, inclusive com recorde de -6ºC em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina.
As previsões para as próximas 24 horas mantêm a condição de temperaturas baixas em toda a região e o Inmet emitiu novo alerta de declínio nas temperaturas não só no Sul do Brasil, mas também em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país.
De acordo com a publicação, nos três estados da região Sul do Brasil, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e sul de Rondônia, o declínio na temperatura vai ser mais que 5ºC. O ar frio deve chegar até o sul de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Apesar do declínio nas temperaturas, as previsões de geada continuam previstas para acontecer com mais intensidade no Sul do Brasil. O sistema de previsão de geada do Inmet indica que na próxima madrugada podem ocorrer com geada entre moderada e forte em áreas do Sul do Brasil e com intensidade fraca no sul do Mato Grosso do Sul e em São Paulo.
"Por conta da incursão de um ar frio de origem polar, o frio mais intenso ainda persiste no Paraná. Com isto, há previsão para formação de geadas no estado", prevê o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMPEAR) para a próxima madrugada.
Veja o mapa de previsão do SIMEPAR para a próxima madrugada:
Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, explica que apesar do frio chamar atenção por ocorrer em agosto, ainda está dentro das condições esperadas pela meteorologia. Essa é a segunda massa de ar frio que intensa que entra no Brasil em 2022. Anteriormente as baixas temperaturas foram registradas em maio.
Para o Sudeste do Brasil, em áreas de café e laranja, Naiane afirma que as geadas podem sim ocorrer na madrugada de domingo para segunda-feira (22), mas os modelos mostram o evento climático de forma muito pontual, além da umidade das chuvas dos últimos dias impedir a formação de geadas mais intensa. A tendência é que o frio comece a perder força no início da próxima semana e até lá, não há indicação de chuvas significativas em nenhuma área do país.
Veja o mapa de previsão de temperatura mínima nos próximos dias:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil