Atenção no Sul: Inmet emite alerta laranja para geada e aponta risco em áreas agrícolas na próxima madrugada
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu na manhã desta quinta-feira (18) alerta laranja para geadas no sul do Brasil na próxima madrugada. A frente fria em atuação na região desde ontem começa a avançar para o Sudeste e a entrada de uma massa de ar frio já começa a derrubar as temperaturas nesta quinta-feira (18) no Rio Grande do Sul.
De acordo com Kleber Souza, meteorologista do Inmet, a temperatura máxima não deve ultrapassar os 22ºC no Rio Grande do Sul, o que já significa queda de mais de 10ºC em relação aos últimos dias. A tendência é que o ar frio ganhe força, com chance das mínimas ficarem abaixo de 0ºC em alguns pontos, sobretudo nas áreas de serra, na próxima madrugada.
"Risco de perda de plantações. Temperatura mínima entre 3ºC e 0ºC", acrescenta a publicação oficial na página do Inmet. O alerta laranja é válido em todas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
Já com relação à intensidade da geada, pode variar entre moderada e forte na próxima madrugada. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) também prevê a condição para geada no estado na próxima madrugada, com destaque para o sul do do estado que deve ter intensidade forte. Segundo o SIMEPAR, de Campo Mourão até o sul do estado há previsão de geadas na próxima madrugada.
Veja o mapa emitido pelo SIMEPAR:
A tendência é que a frente fria avance, levando bastante instabilidade no Mato Grosso do Sul e em São Paulo nos próximos dias, estados que também devem sentir o declínio das temperaturas.
O Inmet prevê geadas no sul do Mato Grosso do Sul e sul em áreas de São Paulo na madrugada do próximo sábado, dia 20. No domingo, o frio perde a intensidade nessas áreas, mantém as temperaturas amenas, mas o risco de geada passa a ser apenas para o Sul do Brasil, com intensidade entre fraca e moderada.
Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:
Com relação ao volume de chuva, o modelo Cosmo do Inmet indica precipitação de até 70mm em Santa Catarina e no Paraná durante as próximas 24 horas e avanço do sistema para o Mato Grosso do Sul, que pode ter chuvas de até 50mm no período.
A frente fria pode ainda influenciar áreas de instabilidade no Mato Grosso, mas de forma muito pontual. A condição no interior do Brasil segue sendo de tempo muito seco e com alerta para baixa umidade relativa do ar.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Últimos três dias
Confirmando as previsões anteriores, os últimos três dias foram marcados por chuvas nos três estados da região Sul do Brasil.
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná registraram acumulados entre 25mm e 30mm. Também choveu no Mato Grosso do Sul e no sul de São Paulo, com acumulados ente de 15mm e 20mm nos dois estados.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil