Previsão do tempo: Regiões Sul, Norte e Nordeste têm alerta para chuvas intensas nesta 4ª feira
O avanço de uma nova frente volta a deixar áreas do Sul do Brasil em alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o centro-sul do Rio Grande do Sul tem alerta entre amarelo e laranja para chuvas intensas nesta quarta-feira (3).
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial na página do Inmet.
De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é que a chuva avance para outras áreas do estado gaúcho, mas sem volumes significativos de chuva. Para essa área, no entanto, a tendência é de precipitação acima de 50mm nas próximos dias.
"Quarta-feira com sol forte, sem chuva e calor à tarde na maioria das áreas do Brasil. Na Região Sul, o sol predomina no Paraná e em Santa Catarina. Pancadas de chuva ocorrem no centro, oeste, leste e sul do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte no sul e sudoestem gaúcho", complementa a previsão da Climatempo.
A chuva continua sendo previsto apenas nos extremos do Brasil nesta quarta-feira (3), e além do Sul, também há previsão de precipitação significativa no Norte e Nordeste do país. Na faixa litoranea do Nordeste, entre Alagoas e Pernambuco, o Inmet inclusive emitiu alerta vermelho para acumulado de chuva no período.
"Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação.
Já a região Central do Brasil continua com tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar no período da tarde. O Inmet também mantém toda área em alerta, com destaque para o norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e centro-oeste de Goiás, onde a umidade deve ficar entre 20% e 12%.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida
O modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) continua mantendo a condição do avanço da umidade em algumas áreas do centro-sul do Brasil nos próximos sete dias, levando alívio para o tempo muito seco em alguns pontos.
No período entre 3 e 11 de agosto, o NOAA indica chuvas entre 20mm e 70mm em alguns pontos do centro-sul, com destaque para o Paraná que pode receber chuvas ainda mais significativas no período. O mapa mostra ainda condição para chuva em São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso.
No período entre 11 e 19 de agosto, o modelo NOAA mantém a condição de chuva nos três estados do Sul do Brasil, com precipitação entre 20mm e 30mm nessas áreas, mas reduz a chance de chuvas mais expressivas nas demais áreas do centro-sul do país.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil