Frente fria vai quebrar parte do bloqueio atmosférico na primeira semana de agosto
A primeira semana de agosto será marcada por mudança nas condições do tempo em algumas áreas do Brasil. Segundo atualização mais recente da Administração Oceânica e Atmosférica (NOOA), uma nova frente fria vai romper parte do bloqueio atmosférico e a chuva deve avançar no Centro-Sul do Brasil.
O modelo de previsão estendida prevê entre os dias 5 e 13 de agosto a chuva deve avançar por São Paulo, Minas Gerais e também do Mato Grosso do Sul. O modelo norte-americano mostra ainda a possibilidade da formação de um corredor de umidade, mas as condições precisam ser acompanhadas nos próximos dias.
Se confirmadas, as chuvas levam alívio nessas áreas que há mais de 60 dias não registraram nenhuma precipitação. Apesar do Brasil estar no período de seca, as altas temperaturas têm chamado atenção no Inverno deste ano. Existe ainda no radar do produtor a previsão do La Niña atingir novo pico entre outubro e dezembro, o que aumenta as precupações no campo.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Para as próximas 24 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma nova rodada de chuva para o Sul do Brasil, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm no Rio Grande do Sul. A tendência é que o sistema avance também para áreas de Santa Catarina e do Paraná, porém com volumes mais baixos.
"O dia já começa com muita nebulosidade no estado gaúcho e a chuva começa no decorrer da manhã nas áreas de fronteira com o Uruguai, em Santa Maria e Uruguaiana. O risco de temporais aumenta em todo o estado e a chuva forte pode vir acompanhada por raios e rajadas de vento", complementa a Climatempo.
Logo após a passagem da chuva, uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no Sul do país. Segundo a consultoria, as temperaturas devem cair na sexta-feira (29) no Rio Grande do Sul.
A consultoria acrescenta ainda que no final de semana as temperaturas se mantêm em queda e pode provocar geada em áreas do leste e sul do Paraná, incluindo o interior, áreas de serra e planalto de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
"O pico do frio é esperado para o sábado (30), cuja madrugada deverá ser bem fria e com previsão de geada. Apenas o litoral do sul do Rio Grande do Sul não deve registrar geada, assim como Porto Alegre, mas nas demais áreas indicadas acima e na região de Curitiba, há condição para o fenômeno", afirma.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil