Previsão: Terça-feira com alerta de baixa umidade do ar e temperaturas mais elevadas em boa parte do BR

Publicado em 19/07/2022 10:43
Modelos não indicam mudanças significativas nos próximos 14 dias nas principais áreas de produção agrícola

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a terça-feira (19) será mais um dia de tempo muito seco, temperaturas mais elevadas e baixa umidade relativa do ar na região Central do país. O Inmet, inclusive, mantém toda área em estado de alerta amarelo até as 19h para baixa umidade. 

O alerta publicado na página oficial do Inmet é válido no Centro-Oeste, São Paulo, Minas Gerais e no Matopiba é válido para o Tocantins, no centro-sul do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação. 

Mantendo as características típicas do inverno, os modelos não mostram mudanças significativas nas condições do tempo, pelo menos, nos próximos sete dias. "Uma grande massa de ar seco ainda predomina sobre o Brasil e inibe o crescimento de nuvens carregadas sobre a maior parte do país. Nuvens altas passam sobre algumas áreas das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas este tipo de nebulosidade não é de chuva. Nuvens carregadas ainda se formam sobre várias áreas do litoral do Nordeste e em parte da Região Norte", complementa a previsão da Climatempo. 

Veja as áreas em estado de alerta amarelo até as 19h desta terça-feira: 

Alerta amarelo 1907
Fonte: Inmet 

As temperaturas também ficam mais elevadas no período da tarde em boa parte do país. O modelo Cosmo do Inmet prevê máximas na casa dos 34 graus no norte do Mato Grosso, em áreas do Tocantins, Maranhão e no Piauí. No Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, oeste da Bahia e em Minas Gerais a máxima deve ficar entre 28ºC e 30ºC nesta terça-feira. 

"Sol forte e calor no centro e leste do Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, em quase todo o Pará, no Tocantins, e em quase todo o interior da Região Nordeste . As outras da Região Norte têm uma terça-feira com sol, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite", complementa a Climatempo. 

Veja a previsão de temperatura nas próximas 93 horas em todo Brasil: 

temperaturas cosmo 1907
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mantém condição de chuva apenas para o Sul do Brasil nos próximos sete dias. Ainda assim, as chuvas não têm previsão de volumes expressivos no período. Até o dia 27 de julho o modelo norte-americano mantém a condição de tempo muito seco nas demais áreas do Brasil. 

Entre os dias 27 de julho e 4 de agosto, o NOAA aumenta o volume de chuvas no sul do Rio Grande do Sul, mas o sistema não deve ter força para avançar com intensidade para as demais áreas da região. Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba devem continuar com tempo seco. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA 190722
Fonte: NOAA 

Confirmando as previsões anteriores, nos últimos três dias foram registradas chuvas no Sul do Brasil e na faixa litoranea do Nordeste, de acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet. 

No Sul do Brasil, o Inmet registrou os volumes mais expressivos no Rio Grande do Sul, com acumulados entre 20mm e 50mm, sendo o maior volume registrado no sul gaúcho. Também choveu em Santa Catarina e no sul do Paraná, inclusive com relatos do excesso de chuva atrapalhando os trabalhos com as culturas de inverno em Santa Catarina. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias: 

Últimos três dias - 190722
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário