Previsão: Áreas do Sul em alerta para chuvas intensas, enquanto região Central continua com ar seco e baixa umidade
Algumas áreas no Rio Grande do Sul estão em alerta para chuvas intensas nesta sexta-feira (8), de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que inclusive emitiu alerta amarelo para o estado gaúcho válido até as 12h do próximo sábado.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o alerta. Veja no mapa abaixo as áreas em estado de alerta:

Mais uma vez a frente fria não terá força o suficiente para avançar para as demais regiões do país, que há dias tem atuação de uma intensa massa de ar seco. "Uma grande massa de ar seco ainda predomina sobre o Brasil nesta sexta-feira e inibe a formação de nuvens de chuva sobre a maioria das áreas do país. Nuvens carregadas crescem em várias áreas das Regiões Norte e Nordeste onde existe ar quente e úmido", acrescenta a Climatempo.
A umidade relativa do ar continua sendo fator de destaque na região Central do Brasil, áreas do Matopiba e até em pontos do Sul do Brasil, nessas áreas a umidade do ar pode atingir níveis de umidade entre 20% e 30% nas horas de temperaturas mais elevadas.
Na Região Nordeste, o sol predomina apenas no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no sertão de Pernambuco e no interior da Bahia. No restante da Região, esta sexta-feira é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes. A chuva é volumosa no litoral leste.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

0 comentário

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (12) e Domingo (13) para todo o Brasil

Chuvas devem se intensificar entre Mato Grosso do Sul e Paraná no final de semana

Segundo NOAA, atuação do La Niña chega ao fim e clima passa para neutralidade

Chuvas avançam pelo Nordeste entre os dias 11 e 15 com maiores volumes no Matopiba

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (11) para todo o Brasil

NOAA confirma fim do La Niña e retorno do período de neutralidade em nova atualização