Terça-feira será mais um dia de chuvas no Sul do Brasil, mas ciclone atua no oceano e diminui riscos
Segundo as previsões meteorológicas mais recentes, esta terça-feira (7) será mais um dia de bastante instabilidade em áreas do Sul do Brasil. O ciclone extratropical, que tinha previsão para se formar na região, está em atuação no oceano, o que diminui o risco de chuvas tão intensas na área.
Ainda assim, de acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no norte do Rio Grande do Sul, em todas as áreas de Santa Catarina e no sul do Paraná, a tendência é de acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas.
A atuação da frente fria vai favorecer a formação de temporais na área, deixando em alerta para chuvas fortes e com risco de rios o leste de Santa Catarina, além do centro-norte e leste do Paraná.
"Na quarta-feira (08), a chuva ainda segue concentrada no litoral de Santa Catarina, leste e norte do Paraná, aos poucos as instabilidades perdem força no interior dos dois estados", complementa a Climatempo. Os modelos mostram ainda que há condição para chuvas no sul do Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm na região. Há ainda condição para pancadas de chuvas no oeste do Mato Grosso, mas com volumes baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:
Nas demais áreas do Brasil, o tempo continua muito seco e com baixa umidade relativa do ar em alguns pontos. O Inmet emitiu alerta para baixa umidade do ar, variando entre 30% e 20% no norte de Minas Gerais e extremo sul da Bahia. Segundo Heráclio, no Matopiba a tendência é de tempo ainda mais seco durante os próximos dias.
Já a Climatempo destaca que a umidade relativa do ar ficará entre 21 e 30% (situação de atenção) nas áreas entre o leste de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, mas atenção. No norte de Goiás, o nível de umidade no ar é mais preocupante e pode ficar abaixo de 20%, já em situação de alerta. "Este valor (abaixo de 20%) no norte de Goiás, ocorre desde terça-feira (07) até sexta-feira (10)", afirma.
Veja o mapa em áreas de alerta para baixa umidade relativa do ar:
Previsão estendida para todo Brasil
De acordo com atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta terça-feira (7) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) nos próximos sete dias as chuvas estão previstas para acontecer entre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso, com previsão de precipitação entre 25mm e 30mm.
Entre os dias 15 e 23 de junho, o NOAA reduz o volume de chuvas em toda área, mas ainda mantém condição para precipitação isoladas em áreas do Mato Grosso do Sul e no Paraná. Já no Rio Grande do Sul, o modelo norte-americano mantém a condição de chuva com precipitação entre 25mm e 30mm, com exceção do extremo norte gaúcho que não deve ter volumes significativos no período.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana