Após rodada de chuvas nesta semana, NOAA indica que tempo volta a ficar seco no Sul a partir do dia 10
A quinta-feira (2) será mais um dia marcado por muita chuva em áreas do Sul do Brasil, com destaque para o Paraná e Santa Catarina que devem receber precipitação expressiva, mas de acordo com a previsão atualizada da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) após essa rodada de chuva o tempo volta a ficar seco em boa parte do Brasil.
Para os período entre 2 e 10 de junho, o NOAA prevê chuvas entre 100mm e 125mm distribuídos pelos três estados da região Sul. O modelo norte-americano mostra ainda condição para chuvas em regiões do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, com precipitação entre 25mm e 30mm no período, mas de forma irregular, levando alívio apenas para alguns pontos das duas regiões.
Já para áreas do Matopiba, o NOAA prevê chuvas apenas para o norte do Maranhão, com previsão entre 40mm e 60mm no período. Para o Nordeste, as previsões continuam mostrando áreas de instabilidade para faixa litorânea da região.
Segundo o NOAA, a partir do dia 11 e até o dia 18, dois dias antes do início do inverno no Brasil, as condições de chuva diminuem em todas as áreas, inclusive para o Sul do Brasil. O mapa até sinaliza condição para alguma instabilidade, mas com baixo volume de chuva em toda área. Para esse período, o NOAA indica apenas condição de chuva mais expressiva para áreas isoladas no Mato Grosso.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Nas próximas 24 horas, de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a precipitação mais significativa é esperada para o centro-sul do Paraná, com acumulados entre 40mm e 70mm. O modelo também mantém a previsão de chuva para Santa Catarina, porém com volumes mais baixos.
"Nuvens bastante carregadas voltam a se espalhar sobre a Região Sul e a previsão é de muita chuva sobre Santa Catarina, Paraná. Chove também na serra gaúcha. O planalto gaúcho e a Grande Porto ficam nublados e podem ter chuviscos. Já o centro-oeste e o sul do Rio Grande do Sul passam o dia com muita nebulosidade, mas o sol aparece", complementa a previsão da Climatempo.
Para as demais áreas do país não há mudanças significativas nas condições do tempo. E a consultoria de previsão climática acrescenta que norte e o noroeste de Mato Grosso terão pancadas de chuva com raios a partir da tarde, mas o sol e o tempo seco predominam nas demais áreas do Centro-Oeste e do Sudeste.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana