Previsão: Terça-feira ainda com muita instabilidade no Sul do BR e avanço da chuva para MS e SP
Segundo as previsões meteorológicas mais recentes, esta terça-feira (12) será mais um dia de chuvas intensas nos dois extremos do Brasil. Na região Sul do Brasil, uma frente segue influenciando na formação de nuvens carregadas na área e áreas de instabilidade sobre o Paraguai também contribuem para chuvas intensas na região. Além da região Sul e Norte, a frente fria em atuação vai estimular o aumento de chuva em áreas de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
"A maioria das áreas do Brasil tem uma terça-feira abafada, com períodos de sol, muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Há risco de chuva forte e até de temporais em vários estados brasileiros. Uma frente fria provoca muita chuva no decorrer do dia sobre Santa Catarina, Paraná, oeste e sul do Mato Grosso do Sul", acrescenta a previsão da Climatempo.
Veja as áreas de instabilidade nas imagens de satélite:
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê as chuvas mais expressivas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul. Em todas essas áreas são esperados acumulados entre 50mm e 70mm no período.
A tendência é que as áreas de instabilidade continuem avançando para outras áreas de Santa Catarina e Paraná e também mais ao norte do Mato Grosso do Sul. Para São Paulo, os modelos mostram o avanço da chuva a partir de quarta-feira (14) no estado. Nos próximos dois dias continua chovendo nessas áreas, com avanço de volumes mais expressivos no Mato Grosso do Sul e também em São Paulo, com precipitação prevista entre 30mm e 40mm. A chuva também deve chegar em Minas Gerais e no sul do Espírito Santo, porém com volumes mais baixos.
Para as demais áreas do Brasil, continua chovendo em áreas do Matopiba, com precipitação entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas no sul do Tocantins e em áreas do Maranhão. Para as demais áreas do Brasil, conforme indicou a Climatempo, são esperadas pancadas de chuvas, com volumes mais baixos e acontecendo no período da tarde.
Na sexta-feira (15) deve voltar a chover de forma mais expressiva no norte do Mato Grosso. De acordo com o modelo Cosmo, as áreas de instabilidade aumentam e pontos isolados podem ter chuvas de até 50mm no final desta semana. Já na Bahia, estado onde o produtor observa tempo seco há alguns semanas, a chuva deve voltar no final de semana, com precipitação entre 20mm e 40mm. Também nesta data volta a chover de forma mais significativa no norte de Minas Gerais.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (4) e Domingo (5) para todo o Brasil
Como será o clima no Brasil em janeiro?
Centro-norte deve ter muita chuva nos próximos 10 dias e dificultar enchimento de grãos
Primeira frente fria do ano provoca temporais no BR
Chuvas acima de 100 milímetros em sete dias devem ficar concentradas entre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, de acordo com projeção do Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (02) para todo o Brasil