Brasil tem mais um dia de chuvas espalhadas em várias regiões e estado de alerta para tempestades
Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, a quinta-feira (17) será mais um dia marcado por chuvas intensas e tempestades no Nordeste e Norte do Brasil. Segundo a consultoria, a grande disponibilidade de calor e umidade do ar continuam influenciando a formação de nuvens carregadas na área.
"A presença de um sistema de alta pressão atmosférica sobre a Região Sudeste diminui a nebulosidade e o risco de temporais sobre esta Região. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ajudam a manter e a formar mais nuvens de chuva sobre Norte e o Nordeste", destaca a consultoria.
O Instituto Nacional do Meteorologia (Inmet) monitora as condições do tempo no Centro-Norte do país e emitiu alerta para tempestade variando entre alerta amarelo e laranja para chuvas intensas válido nos estados do Mato Grosso, áreas de Goiás, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuvas entre 20mm e 30mm no Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí nas próximas 24 horas. A tendência é que continua chovendo nessas áreas nos próximos dias.
No Sul do Brasil a mudança deve acontecer nos próximos dias com o avanço de uma frente, que além de levar nova rodada de chuva para a região, também vai derrubar as temperaturas nos três estados com a entrada de uma massa de ar frio na região. Com relação aos volumes, a o modelo do Inmet prevê os maiores acumulados para Santa Catarina e Paraná, entre 30mm e 50mm no próximo sábado, dia 19. O sistema também vai levar umidade para o Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20mm e 30mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Últimos cinco dias
De acordo com os dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, choveu em boa parte do país, com exceção do Nordeste e oeste do Rio Grande do Sul que permaneceram com tempo estável no período.
Na parte Sul do país, choveu em áreas do Rio Grande do Sul, mas sem volumes expressivos. Já em Santa Catarina e no Paraná as chuvas foram mais significativas, com acumulados entre 40mm e 50mm algumas áreas.
Os mesmos volumes foram registrados no Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais, Goiás e no Mato Grosso. No Matopiba os maiores volumes foram registrados no norte do Maranhão, entre 80mm e 100mm. Choveu também no Tocantins e no Piauí, mas com volumes mais baixos.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos dias:
OUTONO COMEÇA NO PRÓXIMO DIA 20
O Outono no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de março de 2022 às 12h33min e termina no dia 21 de junho às 06h14 (horário de Brasília). É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino (Figura 1a). Na parte norte das regiões Nordeste e Norte ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação. O prognóstico para a nova estação foi divulgado nesta manhã pelo Inmet.
"Destaca-se que, durante o Outono, normalmente observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul, e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás", afirma a publicação.
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana