Recorde histórico: Em mais um dia de calorão no RS, Uruguaiana bate a casa dos 42,9ºC
E o estado do Rio Grande do Sul, que há mais de dois anos vem sentido muito as irregularidades climáticas, teve mais um dia marcado pelo calor intenso em algumas áreas neste domingo (27). De acordo com dados coletados na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de Uruguaiana bateu recorde histórico com a temperatura máxima, alcançando a casa dos 42,9ºC. "Se trata da maior temperatura mácima já observada oficialmente no estado desde que tiveram início as medições regulares entre os anos de 1910 e 1912", explica a consultoria MetSul.
Ainda de acordo com as informações, a temperatura máxima também passa a ser novo recorde absoluto de temperatura em todo o estado, superando os valores anteriores de 42,6ºC em Alegrete em janeiro de 1917 e em Jaguarão também em janeiro, mas no ano de 1943. "E ainda recorde absoluto de máxima para fevereiro no Rio Grande do Sul, batendo as marcas de 42,2ºC de 1986 e 42ºC em 1943.
Segundo as informações da meteorologista Estael Sias, o calor foi intenso em todas áreas do estado gaúcho, com destaque para a faixa oeste que registrou as máximas mais expressivas. Em Quaraí o termômetro bateu a casa dos 40,3ºC. "Em outras regiões, apesar de máximas muito altas, as marcas sequer chegaram perto dos valores anotados durante a onda de calor em janeiro neste ano", afirma a MetSul.
Explica ainda que o calor só não foi mais expressivo nas outras áreas pela presença de muitas nuvens altas e médias que se formaram om o calor e com presença de áreas de instabilida trazendo chuva na região Sul do país desde as primeiras horas deste domingo. "Em Uruguaiana, em particular, pelas imagens de satélite, o tempo ficou mais aberto e permitiu o recorde de calor histórico", acrescenta.
O calor extremo também foi resultado da entrada de um ar muto quente e seco vindo do norte da Argentina com uma corrente de ventos em baixos níveis da atmosfera. Para as próximas horas, o modelo Cosmo do Inmet continua indicando os volumes mais expressivos de chuva para o extremo sul do Rio Grande do Sul, com acumulados de até 50mm em algumas áreas. A tendencia é que as áreas de instabilidade avancem também para as demais áreas do estado, assim como para Santa Catarina e Paraná.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil