Alerta laranja para chuvas intensas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nesta 4ª feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém estado de alerta laranja para chuvas intensas em parte do Brasil Central nas próximas 24 horas. De acordo com alerta publicado na página oficial, a situação é de atenção em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o comunicado. As áreas de instabilidade começaram a perder força nas últimas horas, mas como choveu muito nos últimos dias, o cenário continua sendo de atenção principalmente na região Sudeste do Brasil.
Segundo as previsões do modelo Cosmo, entre esta quarta e quinta-feira (3), as chuvas mais intensas são previstas em Minas Gerais, onde a precipitação pode ultrapassar os 50mm. No Espírito Santo e no Rio de Janeiro, a tendência é de chuva em todas as áreas, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm.
"No Norte, no Centro-Oeste e no Sudeste as áreas de instabilidade deixam o céu com muitas nuvens e provocam muitas pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e a noite. Ocorrem períodos de sol sempre entre muitas nuvens", acrescenta a previsão da Climatempo.
No Sul do Brasil, a condição continua sendo de tempo muito seco e de temperaturas elevadas. De acordo com a consultoria, uma massa de ar quente e úmido continua impedindo o avanço de nuvens mais carregadas para a região, sobretudo no Rio Grande do Sul onde as temperaturas podem se aproximar dos 40ºC no centro-oeste do estado. "O sol aparece forte, mas pode chover de forma passageira no litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no leste do Paraná, incluindo Curitiba. Pancadas de chuva com raios ocorrem no centro, norte e oeste do Paraná", acrescenta.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
O modelo de previsão estendida, divulgado nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém o maior volume de chuva para a região Central do Brasil nos próximos dias. No período entre 2 e 10 de fevereiro, o mapa sinaliza para chuvas significativas no Sudeste do Brasil, com acumulados entre 100mm e 125mm. Para o Centro-Oeste, o modelo prevê acumulados entre 50mm e 60mm, enquanto no Sul do Brasil a tendência é de chuva apenas pontuais e com volumes mais baixos.
Entre os dias 10 e 18 de fevereiro, o modelo norte-americano indica o aumento nos volumes em todo Centro-Norte do Brasil, mas prevê tempo muito seco para o Rio Grande do Sul, o que deve aumentar as preocupações para o setor produtivo de toda região. Em Santa Catarina e no Paraná, o modelo mostra a formação de nuvens, mas as chuvas podem acontecer de forma irregular e com acumulados entre 25mm e 30mm no período. Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil