Inmet mantém estado de alerta em SP e chuva sem pausa deve seguir até 4ª feira no Brasil Central
O cenário continua sendo de alerta para chuvas intensas na região Central do Brasil nesta segunda-feira (31). Chove de forma torrencial em São Paulo desde o final de semana, o estado já contabiliza 21 mortos e dezenas de desabrigados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta laranja em todo território paulista, em parte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, a previsão é de chuva nas próximas 24 horas, com precipitação entre 20mm e 30mm. Afirma ainda que a tendência é de volume mais baixo do que o observado nos últimos quatro dias, mas como o solo já está úmido, pode trazer novos transtornos.
Segundo dados divulgados pela Climatempo, em apenas quatro dias, São Paulo registrou quase o volume que era previsto para um mês. "Em várias regiões do estado, o total de chuva acumulado entre a noite do dia 26 e a noite de 30 de janeiro de 2022 foi quase o volume médio mensal histórico. Isto significa dizer que em 4 dias choveu quase todo o volume de água normal para todo o mês de janeiro", afirma a consultoria.
#ChuvasSP
— Tiago C. Robles (@tiagocrobles) January 30, 2022
Deslizamento de terra neste domingo (30) após chuvas torrenciais em #FrancodaRocha, SP. Foram registrados mais de 150 mm em 24h na região. pic.twitter.com/nssakD8hVQ
Franco da Rocha estar assim que Jeová Deus cuide de todos nós ? #francodarocha pic.twitter.com/gzEUA8kdnU
— Keitty Kelly (@uau_keitty) January 30, 2022
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai seguir favorecendo a formação de nuvens carregadas em toda área até pelo menos a próxima quarta-feira, dia 2 de fevereiro. O norte paulista, região de produção agrícola como cana-de-açúcar, café e laranja também tem previsão de chuvas volumosas nas próximas 24 horas, entre 20mm e 40mm.
Ainda no Sudeste, o alerta também é válido para Minas Gerais. Segundo o meteorologista, as áreas de fronteira com São Paulo e Goiás, devem receber os maiores volumes de chuva. No sul de Minas Gerais o acumulado pode chegar a 50mm em alguns pontos. Também chove no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, porém com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 24 horas em São Paulo:
Para o Centro-Oeste do Brasil, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuva em todas as áreas, com destaque no centro-norte de Goiás - com volumes entre 30mm e 40mm, o oeste do Mato Grosso pode ter chuva de até 70mm e a região norte do Mato Grosso do Sul tem previsão de chuva entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas.
Já para a região Sul do Brasil, o Inmet prevê chuvas volumosas apenas no extremo norte do Paraná. As demais áreas do estado, assim como Santa Catarina e Paraná devem receber apenas chuvas pontuais, com predomínio do sol nos próximos dias. "No Nordeste também tem muita nebulosidade espalhada nos estados, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que atua na costa norte da região. Já no Rio Grande do Sul o ar seco deixa o tempo aberto em todo o estado e no interior de Santa Catarina", acrescenta a previsão da Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Soja sendo colhida em Palotina (PR). Enviado por Edmilson Zabott
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil