Chuva começa a migrar para o BR Central e pode atrapalhar colheita da soja; parte do país pega fogo com altas temperaturas
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem começar a perder força nas próximas horas, mas a condição ainda é de alerta no sudoeste e sul do estado, considerando que a infraestrutura do estado já está bastante debilitada com as chuvas dos últimos dias. Segundo Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, o canal de umidade agora começa a se deslocar para o Centro-Oeste do Brasil, o que pode comprometer a colheita da soja e levar transtornos nas principais áreas de produção do Brasil.
"Em relação à Bahia, o volume de chuva é mais baixo hoje, mas com o solo em situação tão crítica, qualquer 10mm pode trazer novos transtornos. Para o Mato Grosso, o prognóstico até o momento não é positivo para colocar máquina no campo e se as previsões se confirmarem, os próximos dias podem ser bastante complicados", afirma a especialista. Além da colheita, a preocupação do produtor na região também é com o possível excesso de chuva na BR 163.
Leia mais:
+ Soja dos Extremos: Lavouras 2021/22 acumulam perdas por falta ou excesso de chuvas em partes do BR
Para as próximas 24 horas o modelo Cosmo do Inmet mantém a previsão de chuva entre 20mm e 40mm na Bahia, ainda no Matopiba, o modelo também prevê mais chuvas no Maranhão, com acumulados entre 20mm e 40mm. Mantém a tendência de chuva para Tocantins e Piauí, porém com volumes mais baixos, além de indicar condição de chuva muito forte para o norte de Minas Gerais, onde a precipitação pode ultrapassar os 70mm no período.
No Centro-Oeste, diferente do observado dos últimos dias no Mato Grosso, as chuvas começam a chegar em todas as regiões do estado. Nesta terça-feira (28), a previsão é de chuva entre 20mm e 40mm em todo estado. Apenas a região sul dok Mato Grosso deve ter chuva com volume mais baixo. Ainda no Centro-Oeste, também chove em Goiás, e segundo Naiane na região norte do estado as chuvas chegam com intensidade e podem trazer algum transtorno nas próximas horas. Em relação aos volumes, Goiás tem previsão de acumulados entre 20mm e 40mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
PARTE DO BRASIL COM TEMPERATURAS ELEVADAS E TEMPO MUITO SECO
Enquanto as chuvas continuam preocupando no produtor do centro-norte do país e trazendo muitos transtornos no Nordeste, o centro-sul do Brasil segue registrando dias com temperaturas elevadas e tempo muito seco.
De acordo com Naiane, há vários dias sem registrar chuvas significativas, as condições do tempo não devem mudar de forma muito expressiva nos próximos dias e o cenário mais crítico é para a faixa oeste do centro-sul do Brasil, onde as temperaturas podem bater a casa dos 40 graus.
O modelo de previsão de temperatura do Inmet prevê temperaturas elevadas para os três estados da região Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, centro-oeste de São Paulo e extremo sul do Mato Grosso e Goiás. "No oeste do Rio Grande do Sul o calor é ainda mais intenso, na fronteira as temperaturas podem ultrapassar os 40 graus", afirma a meteorologista.
A falta de chuva e as altas temperaturas também trazem problemas para a soja do Paraguai. Em vídeos gravados por produtores, a plantação de soja é atingida pelo fogo. Vale lembrar que assim como o Brasil, o Paraguai também enfrenta uma das piores estiagens dos últimos anos.
Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil