Dois extremos: BA, MG e ES continuam com previsão de muita chuva e Sul do BR com tempo extremamente seco
A semana foi marcada por dois extremos no Brasil: com chuvas expressivas no centro-norte do país e tempo extremamente seco, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa no ar na região Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua favorecendo a formação de nuvens carregadas entre o norte de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, e a sexta-feira (10) será mais um dia de chuvas expressivas nessas áreas.
As chuvas no sul da Bahia deixam vários municípios em estado de alerta com alagamentos, bloqueio de estradas e deslizamentos. O cenário é crítico e o Inmet monitora as condições do tempo na região. Segundo dados coletados nas estações meteorológicas, nos últimos cinco dias os acumulados ultrapassaram os 100mm entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. Produtores rurais afirmavam, no início da semana, que os acumulados já ultrapassavam os 300mm.
Veja imagens registradas entre as cidades Eunapolis e Itabela, no sul da Bahia:
Em Minas Gerais, confirmando as previsões, os volumes mais expressivos foram registrados no norte mineiro, com acumulado de aproximadamente 80mm no período. A mesma condição foi observada no extremo norte de Goiás e sul do Tocantins. Também choveu no Mato Grosso, Maranhão e Piauí com acumulados entre 50mm e 60mm no período.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias:
O Inmet mantém o estado de alerta para chuvas intensas no norte de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia nas próximas 24 horas. De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, as chuvas continuam com bastante intensidade, com previsão de redução nos volumes apenas a partir de amanhã.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê precipitação de até 60mm sul da Bahia e chuvas entre 20mm e 40mm para as demais áreas em alerta nesta sexta-feira (10). O modelo mostra ainda que a partir de domingo, dia 12, os volumes reduzem bastante em boa parte da área e as chuvas mais expressivas devem continuar no oeste da Bahia, com previsão de acumulados entre 20mm e 30mm.
Também continua chovendo no norte de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí nas próximas 24 horas. Com relação à precipitação, para esses estados o Inmet prevê acumulados de até 20mm nas próximas 24 horas. "Áreas de instabilidade continuam ativas sobre o interior do Brasil provocando muita nebulosidade e chuva especialmente sobre as Regiões Nordeste e Norte e parte do Centro-Oeste e do Sudeste", complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Já no Sul do Brasil a tendência continua sendo de tempo muito seco. De acordo com Mamedes, a massa de ar extremamente seco continua impedindo o avanço das nuvens, promove elevação nas temperaturas e deixa a região em estado de alerta para baixa umidade relativa do ar. A tendência é que as chuvas retornem ao estado a partir de domingo, mas de forma de pontual e mantendo a irregularidade que vem sendo observada.
Segundo o modelo de previsão de temperatura do Inmet, a faixa oeste da região Sul deve registrar as temperaturas mais altas, acima da casa dos 30 graus nesta sexta-feira. No Mato Grosso do Sul, o destaque fica para o noroeste do estado onde as temperaturas devem chegar a 36 graus no período da tarde.
Veja o mapa de previsão de temperatura para esta sexta-feira em todo Brasil:
Lavouras de soja. Envio feito por Ildefonso Ausec - Doutor Camargo (PR)
Geada no Vale do Caminhos da Neve em 9 de Dezembro de 2021. Envio feito por Mychel Legnaghi - Serra Catarinense (SC)
Fazenda Monte Alegre. Envio feito por Antônio Carlos Simonetti - Minduri (MG)
Fazenda Monte Alegre. Envio feito por Antônio Carlos Simonetti - Minduri (MG)
Lavouras de soja. Envio feito por Ildefonso Ausec - Doutor Camargo (PR)
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil