Semana começa com tempo seco e baixa umidade no Centro-Sul do Brasil e chuvas no Centro-Oeste e Matopiba
A semana começa com tempo estável em boa parte do Centro-Sul do Brasil e com previsão de chuvas com volumes significativos no Centro-Oeste e Matopiba nas próximas 24 horas.
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar seco e quente eleva as temperaturas nos três estados da região Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. Além das altas temperaturas, as condições deixam toda área em estado de alerta para baixa umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo de 30%. As mesmas condições são esperadas para o Nordeste do país.
Já em parte do Centro-Oeste, norte de Minas Gerais e áreas do Matopiba, áreas de instabilidade seguem favorecendo a formação de nuvens carregadas e a chuva pode acontecer em forma de pancada na região.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê acumulados entre de até 30mm no Mato Grosso, Goiás deve receber precipitação entre 20mm e 40mm, o mapa mostra ainda acumulados entre 40mm e 60mm entre Minas Gerais e Bahia. No Tocantins, as chuvas podem chegar a 60mm, enquanto Maranhão e Piauí apresentam condição para chuvas, mas com volumes mais baixos e de forma irregular.
A tendência é que as condições continuem a mesma até, pelo menos, quarta-feira (24). A partir de quinta-feira, dia 25, uma nova frente fria deve avançar para o Sul do Brasil, devolvendo as condições de chuva para o estado gaúcho com previsão de precipitação entre 20mm e 60mm. O sistema deve avançar também para os outros dois estados da região com bons volumes, além do mapa indicar a possível formação de um novo corredor de umidade ainda nesta semana.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Últimos três dias
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os últimos três dias foram marcados por bons volumes de chuva na faixa central do Brasil.
Segundo o mapa, Minas Gerais, norte de São Paulo e parte do Mato Grosso receberam os maiores acumulados, com chuvas entre 40mm e 60mm no período.
Também choveuh no Matopiba, com destaque para o Tocantins que recebeu as chuvas mais abrangentes, com acumulado entre 20mm e 30mm. Também choveu no Maranhão, oeste da Bahia e Piuaí, mas de forma irregular e com volumes mais baixos.
Na região Sul, os maiores acumulados foram observados no centro-leste de Santa Catarina e Paraná, com acumulado entre 20mm e 30mm no período.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias:
Plantio da soja em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Eduarda Scherer
Foto em Piranga (PR). Envio de Marciano Kerniski
Soja da fazenda entre rios, variedade Zeus em Mangueirinha (PR). Envio de Mateus Bampi
Soja BMX Lança em Itaberá (SP). Envio de Aron Cardoso
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil