Estado de atenção: Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas válido no Centro-Norte do BR e no RS
Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), confirmando as previsões anteriores, as chuvas começam avançar com volumes expressivos para o norte do país nas próximas 24 horas. O canal de umidade deixa parte da área em alerta laranja para chuvas intensas.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial no site do Inmet, válido para áreas do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.
O modelo Cosmo, também do Inmet, prevê que os próximos dias continuarão com muita chuva nessa área, com destaque para Bahia que pode registrar acumulados acima dos 70mm até a próxima sexta-feira, dia 5 de novembro. O mapa mostra ainda a permanência das chuvas em boa parte do Matopiba, com exceção do centro-norte do Piauí e do Maranhão.
"Há condições para pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, na maioria das áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil. Períodos com sol ocorrem em meio a estas pancadas de chuva", complementa a previsão da Climatempo para as próximas 24 horas.
Veja as áreas em alerta laranja nesta quarta-feira (3):
Áreas de instabilidade avançam e também volta a chover no Sul do país nesta quarta-feira (3). De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, as chuvas passam rápido pelo estado gaúcho e chegam em forma de tempestade, com risco de ventania e até queda de granizo.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o alerta laranja publicado na página do Inmet. Nas próximas 36 horas, o modelo mostra o avanço das áreas de instabilidades para Santa Catarina e Paraná, porém com volumes baixos e sem levar riscos para áreas de produção.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida para todo Brasil
A atualização do modelo de previsão estendida mantém as condições de muita chuva para o norte do país nos próximos sete dias. A nova rodada do modelo norte-americano foi divulgada na manhã desta quarta-feira (3) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA).
No período entre 3 e 11 de novembro, o NOAA mantém a previssão de muita chuva em áreas do Matopiba, onde os acumulados podem ficar acima dos 100mm no período.
O mapa também indica a previsão de chuvas para os três estados do Sul do Brasil, porém com volumes mais baixos. Na região Central do país, a tendência também da permanência da umidade.
Já para a virada do mês, o NOAA reduz as chances de chuvas no Sul do país, mas mantém a permanência das chuvas na região centro-norte do Brasil, mantendo também a previsão de precipitação acima dos 100mm nessas áreas.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil