Frente fria avança e deixa parte do Sul e Sudeste em alerta amarelo para tempestade nesta 4ª
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira (29) será marcada por tempestades no Sul do Brasil e avanço da frente fria para áreas do Sudeste do Brasil.
Além da frente fria, instabilidades associadas a sistemas de baixa pressão favorecem a formação de nuvens carregadas pela região Sul do Brasil, com destaque para Santa Catarina e Paraná que podem ter queda de granizo nas próximas 24 horas.
De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é que as áreas de instabilidade passem rápido por essas áreas, mas a trégua nas chuvas no Sul do Brasil será rápida. A partir do dia 1º de outubro, próxima sexta-feira, a previsão é que um novo sistema entre pelo Rio Grande do Sul, devolvendo as condições de chuva intensa no estado, sobretudo na área central do estado.
Com a atuação dos dois sistemas, o Inmet emitiu alerta amarelo para tempestade válido no norte gaúcho, Santa Catarina, Paraná, centro-leste de São Paulo e também em áreas de Minas Gerais e Rio de Janeiro, válido até às 12h de amanhã. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destaca a publicação oficial.
A Climatempo também alerta para risco de temporais em Minas Gerais nesta quarta-feira (29). De acordo com a consultoria, a chuva mais expressiva se concentra sobre o sul do estado e há risco de temporais isolados na região da Zona da Mata Mineira.
"Em Pouso Alegre, Lavras e São João Del Rei, o sol aparece e as pancadas de chuva se concentram entre a tarde e a noite, podendo vir com até forte intensidade", afirma.O tempo segue firme e seco sobre o norte e região do Triângulo Mineiro. A umidade relativa do ar, fica abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia nestas áreas.
Veja o mapa com as áreas em alerta nesta quarta-feira (29):
Para o Centro-Oeste do Brasil as previsões são semelhantes, e a tendência é de tempo seco em boa parte da área. Os modelos sinalizam condição de chuvas apenas de forma pontual no norte do Mato Grosso. Já no Matopiba, o Inmet prevê chuvas no Tocantins, Maranhão e parte do Piauí, com precipitação de até 20mm. Os maiores volumes são previstos no Piauí nas próximas 24 horas.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Lavouras experimentais de trigo em Passo Fundo (RS). Envio de Rita De Baco
Foto em Viadutos (RS). Envio de Denilson Klosinski
Lavoura de Milho na região de Pato Branco (PR). Envio de Oradi Caldato - Presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR
Lavoura de soja na região de Pato Branco (PR). Envio de Oradi Caldato - Presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil