HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Onda de calor: Inmet emite alerta amarelo para temperatura muito elevada em 5 estados

Publicado em 20/09/2021 11:04
Chuvas ficam restritas ao Rio Grande do Sul, que pode ter novas ventanias e queda de granizo

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para perigo potencial de onda de calor para boa parte do país nos próximos dias. De acordo com o Inmet, as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média nos próximos dois dias. 

Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, as temperaturas máximas podem atingir a casa dos 41ºC no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, sul do Tocantins e Triângulo Mineiro. Com o ar muito seco, o cenário também é de alerta para baixa umidade relativa do ar nos próximos dias. 

O modelo de previsão do Inmet prevê os valores mais críticos em todo Mato Grosso do Sul, com indicativo de até 42º graus em algumas áreas. Além das áreas em alerta, a previsão indica condição de temperatura elevadas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, sobretudo na faixa oeste dos estados onde as temperaturas podem chegar a 40 graus no período da tarde. 

A tendência, segundo o meteorologista, é que a onda de calor comece a perder força na quarta-feira (22) no Mato Grosso do Sul, mas que as temperaturas continuem elevadas no Mato Grosso, Goiás e sul do Tocantins. Com a chegada da Primavera, também na quarta-feira, é característico da estação que as temperaturas mais elevadas do ano sejam registradas nessa época em boa parte do país. 

Veja o mapa com previsão de temperaturas nos próximos dias: 
 

Temperaturas - Inmert - 20092021
Fonte: Inmet

Já em relação às chuvas, a semana começa com previsão do retorno de chuvas expressivas na parte Sul do Brasil. Segundo o Cosmo, no sul do Rio Grande do Sul os acumulados podem ultrapassar os 70mm nas próximas 24 horas. Com as temperaturas elevadas, o Inmet não descarta risco de ventania e risco de granizo no período. 

"A Climatempo alerta para chuva volumosa, com raios, rajadas de vento de até 70km/h, principalmente no sul do estado e até com possibilidade de granizo. Não dá para descartar alguns transtornos pontuais devido ao temporal", complementa a consultoria. 

A tendência é que entre esta segunda e terça-feira (21), o sistema chuvoso avance para as demais áreas do estado gaúcho, com precipitação entre 20mm e 30mm. Também há condição de chuva para Santa Catarina e leste do Paraná, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas horas: 

 

Precipitação 93 horas - Inmet - 20092021
Fonte: Inmet


Produção de morangos da variedade Albion do Chile, em Itainópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Produção de morangos da variedade Albion do Chile, em Itainópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek

Inicio de Safra de Soja no Paraguai - Colonia Yguazu. Envio de Magali Rossini
Inicio de Safra de Soja no Paraguai - Colonia Yguazu. Envio de Magali Rossini

Uva violeta com bons cachos, no município de Aral Moreira (MS), Envio produtor e Engenheiro Agrônomo Erval Sajovic Pereira
Uva violeta com bons cachos, no município de Aral Moreira (MS), Envio produtor e Engenheiro Agrônomo Erval Sajovic Pereira
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário