Previsão: Fim de semana com chuvas apenas no Sul do Brasil; Inmet alerta para granizo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de alerta amarelo para chuvas intensas no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (3).
Desde ontem o estado é de atenção para o retorno das chuvas no estado, e de acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, devido ao tempo muito seco dos últimos dias e temperaturas mais elevadas, há condição para queda de granizo e rajadas de vento no estado gaúcho durante o final de semana.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação no site oficial do Instituto. O alerta é válido no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
Veja as áreas em alerta amarelo nesta sexta-feira (3):
De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é de chuva ainda mais intensa durante o final de semana. O mapa mostra a entrada do sistema pelo oeste do Rio Grande do Sul entre sábado e domingo (5), com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm. "O sistema passa muito rápido pelo Sul do Brasil e ainda não é essa chuva que avança para as demais áreas do Brasil", complementa Andrea.
Já para as demais regiões do país, as previsões mostram a permanência de tempo muito seco, com exceção do Espírito Santo e leste da Bahia, onde as áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens mais carregadas.
O cosmo prevê que a partir do dia 7 um novo sistema deve entrar pelo sul do Rio Grande do Sul, novamente com chuvas expressivas e com tendência de avanço para as demais áreas do Brasil.
No modelo Cosmo é possível ver a previsão de precipitação até o dia 10 de setembro, com indicativo de muita chuva para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "Nós podemos observar a tendência de avanço para o Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, o que pode ser indicativo de chuvas para as outras áreas também", comenta.
Também neste período, o Inmet prevê áreas de instabilidade para o noroeste do Mato Grosso, com precipitação entre 40mm e 60mm. "O interessante é que estamos observando que o bloqueio atmosférico é mais forte na faixa leste do Brasil, mas no oeste a umidade começa a retornar. Esse final de semana e o próximo ainda mantêm a característica de Inverno nas principais áreas, mas a tendência é que a fase de transição ganhe mais intensidade nos próximos dias e esse bloqueio comece a perder força", acrescenta.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 174 horas:
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil