Previsão do tempo: Semana terá chuvas no Sul e novo declínio nas temperaturas
A semana começa com a atuação de uma nova frente fria no Sul do Brasil. O sistema deve favorecer o retorno da umidade para os três estados da região, mas não deve ter força o suficiente para romper o bloqueio atmosférico em atuação em boa parte do Brasil desde semana passada.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), após a passagem da chuva, uma nova frente fria deve derrubar as temperaturas em boa parte do país, porém com menos intensidade do que o último evento climático.
De acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, as condições do tempo começam a mudar já nesta segunda-feira (9) no Rio Grande do Sul. Nas próximas 24 horas, a tendência é de chuvas com volumes baixos no centro-sul gaúcho. A partir de amanhã, dia 10, a frente ganha mais intensidade, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm na região central do estado e também começa a subir para Santa Catarina e Paraná.
O sistema deve manter as características da estação, ou seja, sem força para avançar nas demais áreas do país. O Brasil Central continua com tempo muito seco e em alerta para baixa umidade relativa do ar. O Inmet mantém, para esta segunda-feira (9), o alerta de baixa umidade em áreas do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Tocantins. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
Como é caracaterístico do inverno, logo após a passagem da frente fria, uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas em boa parte do país. Olívio destaca, no entanto, que o frio desta vez não deve ser tão intenso como a passagem das duas últimas massas de ar frio no mês de julho.
"Na quarta-feira aumenta a condição de geada para o Sul do Brasil, como é característico da estação. Os modelos até indicam que a formação de uma friagem, derrubando as temperaturas de norte a sul, mas precisamos acompanhar as próximas rodadas", acrescenta Bahia.
Segundo o modelo de previsão de temperatura do ar, o declínio nas temperaturas será mais expressivo na faixa oeste da região sul do Brasil. A tendência é que o frio comece atuar com mais intensidade no RS a partir de amanhã, provocando queda entre 8ºC e 10º no estado gaúcho.
O modelo mostra ainda o avanço da massa de ar frio também em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e leste de São Paulo. A passagem do frio também será rápida e na sexta-feira (13) o sistema já deve perder força em todas as áreas do país.
Veja o mapa com a tendência de temperatura do ar:
Isabela Amarante Rosso trabalhando com seu pai, Osvaldo Rosso, em Passo Fundo-RS
Início da colheita de milho em Guaíra no Paraná. Na foto, Airton Groff com seus dois filhos, Iago e Cauê, desejando a todos um Feliz Dia Dos Pais, comemorado no último domingo (08)
Miguel Capelin na colheita do milho em Coronel Vivida-PR
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil