Previsão do tempo: Semana deve ser marcada pelo retorno das chuvas no Sul do país
Depois de mais de uma semana com tempo muito seco, os modelos meteorológicos começam a sinalizar mudança nos padrões da região Sul do Brasil nos próximos dias. As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) seguem indicando o retorno da umidade a partir do dia 15, próxima quinta-feira.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai vai favorecer a formação de uma nova frente fria, favorecendo a condição de chuva para o Rio Grande do Sul.
A tendência é de chuva em todo o estado gaúcho, com avanço do sistema para Santa Catarina e Paraná já na sexta-feira (16). Em relação aos volumes, o norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina têm previsão de precipitação entre 20mm e 30mm entre quinta e sexta-feira desta semana.
O modelo Cosmo do Inmet prevê o deslocamento rápido do sistema e no sábado, a tendência é de chuva mais significativa no centro-sul do Paraná. A meteorologista alerta ainda que o extremo sul do Mato Grosso do Sul também pode registrar chuva nos próximos dias.
De acordo com a previsão, também há possibilidade de chuvas na região Sudeste, atingindo áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e até o sul de Minas Gerais, porém com volumes mais baixos e mantendo o padrão de irregularidade. Para o interior do Brasil, Andrea afirma que deve permanecer o tempo muito seco e com baixa umidade relativa do ar.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:
Mantendo as características da estação, logo após a passagem da chuva, as temperaturas devem voltar a cair no Sul do Brasil.De acordo com Estael Sias, meteorologista da MetSul, os modelos meteorológicos indicam a entrada de duas massas de ar frio nos próximos dias.
O primeiro deve derrubar as temperaturas no Sul do Brasil já nesta sexta-feira (16) e o segundo sistema, que tem como tendência ser mais abrangente e intenso, deve começar atuar com mais intensidade entre os dias 19 e 20 de julho.
"Na sexta-feira a massa de ar pólar deve ficar mais no Rio Grande do Sul, Argetina e parte do Uruguai, e depois lá pro dia 18 avança uma massa de ar polar com deslocamento mais continental, mais intensa e que aí vai provocar impacto no Sudeste e parte do Centro-Oeste", acrescenta.
Veja a previsão de temperatura do ar nos próximos dias:
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil