Previsão do tempo: Semana deve ser marcada pelo retorno das chuvas no Sul do país

Publicado em 12/07/2021 10:21
Depois da passagem do sistema chuvoso, duas massas de ar frio podem derrubar as temperaturas no Brasil, explica meteorologista

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois de mais de uma semana com tempo muito seco, os modelos meteorológicos começam a sinalizar mudança nos padrões da região Sul do Brasil nos próximos dias. As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) seguem indicando o retorno da umidade a partir do dia 15, próxima quinta-feira. 

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai vai favorecer a formação de uma nova frente fria, favorecendo a condição de chuva para o Rio Grande do Sul. 

A tendência é de chuva em todo o estado gaúcho, com avanço do sistema para Santa Catarina e Paraná já na sexta-feira (16). Em relação aos volumes, o norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina têm previsão de precipitação entre 20mm e 30mm entre quinta e sexta-feira desta semana. 

O modelo Cosmo do Inmet prevê o deslocamento rápido do sistema e no sábado, a tendência é de chuva mais significativa no centro-sul do Paraná. A meteorologista alerta ainda que o extremo sul do Mato Grosso do Sul também pode registrar chuva nos próximos dias. 

De acordo com a previsão, também há possibilidade de chuvas na região Sudeste, atingindo áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e até o sul de Minas Gerais, porém com volumes mais baixos e mantendo o padrão de irregularidade. Para o interior do Brasil, Andrea afirma que deve permanecer o tempo muito seco e com baixa umidade relativa do ar.  

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 

93 horas - Inmet - 12072021
Fonte: Inmet 

Mantendo as características da estação, logo após a passagem da chuva, as temperaturas devem voltar a cair no Sul do Brasil.De acordo com Estael Sias, meteorologista da MetSul, os modelos meteorológicos indicam a entrada de duas massas de ar frio nos próximos dias.

O primeiro deve derrubar as temperaturas no Sul do Brasil já nesta sexta-feira (16) e o segundo sistema, que tem como tendência ser mais abrangente e intenso, deve começar atuar com mais intensidade entre os dias 19 e 20 de julho.

"Na sexta-feira a massa de ar pólar deve ficar mais no Rio Grande do Sul, Argetina e parte do Uruguai, e depois lá pro dia 18 avança uma massa de ar polar com deslocamento mais continental, mais intensa e que aí vai provocar impacto no Sudeste e parte do Centro-Oeste", acrescenta. 

Veja a previsão de temperatura do ar nos próximos dias: 

Massa de ar frio - Inmet - 12072021
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário