Semana começa com instabilidade no Sul do Brasil; risco de granizo no Paraná nesta 2ª feira
A semana começa com previsão de chuvas expressivas para o Sul do Brasil, segundo as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A passagem de uma frente fria favorece áreas de instabilidade nos três estados, com indicação de acumulados expressivos e risco de granizo entre Santa Catarina e Paraná nas próximas 24 horas.
De acordo com a Climatempo, no Rio Grande do Sul, pontualmente a chuva pode vir moderada a forte e com alguns raios e rajadas de vento, mas é principalmente entre Santa Catarina e o Paraná que o risco de chuva forte e volumosa é maior, inclusive nas capitais Florianópolis e Curitiba.
"Ao longo da semana, a formação de uma área de um ciclone vai manter as instabilidades na Região Sul. Entre terça e quarta-feira a chuva persiste e as temperaturas seguem amenas", complementa a consultoria. Ainda nesta semana, a tendência é que uma nova frente fria se forme na quinta-feira (10), aumentando as áreas de instabilidade com previsão de chuva e ventos fortes do Rio Grande do Sul até o litoral de Santa Catarina.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas com acumulados entre 20mm e 40mm no norte do Rio Grande do Sul, precipitação de até 50mm no sul de Santa Catarina e volumes entre 40mm e 70mm no centro-sul do Paraná. Já na região norte e noroeste do Paraná são previstos acumulados entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas.
Segundo o modelo, a tendência é que o sistema avance e as áreas de instabilidade se formem também no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm entre terça e quarta-feira. No final de semana, as chuvas devem ganhar força no Mato Grosso do Sul e avançar mais ao norte de São Paulo, aumentando as áreas de instabilidade também no sul de Minas Gerais, porém com volumes baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta segunda-feira (7) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também prevê chuvas apenas para na região Centro-Sul do Brasil nos próximos dias.
No período entre 7 e 15 de junho, a tendência é de chuvas entre 40mm e 50mm no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo. Para as demais regiões a previsão é de permanência do tempo seco.
Entre os dias 15 e 23 de junho, o NOAA indica áreas de instabilidade na faixa oeste do Brasil, com previsão de precipitação entre 40mm e 50mm, mantendo as maiores condições de chuvas para o Rio Grande do Sul no período.
Veja o mapa de previsão de precipitação estendida em todo Brasil:
Fonte: NOAA
Milheto, Fazenda Lagoa Vermelha em Chapadão do Sul (MS) - Rodrigo Covaleski
Lavoura de milho com dois meses de crescimento sofrendo muito com a seca em José Bonifácio (SP) - Luiz Zaniboni
Plantação de Gergelin em Querência (MT) - Luan M Andrade
Café em Lambari (MG) - Janaína Magalhães
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil