Friagem derruba as temperaturas de norte a sul no Brasil, com novo risco de geadas no RS, SC e PR
Com a entrada de uma nova massa de ar frio no Brasil, a madrugada desta sexta-feira (7) já foi de temperaturas mais baixas em toda a região Sul do Brasil, com várias áreas do Rio Grande do Sul registrando mínimas de 1ºC e mínimas entre 5ºC e 6ºC no Paraná.
De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que o sistema ganhe ainda mais intensidade, aumentando o risco de geadas na próxima madrugada em todo o estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com intensidade entre fraca e moderada.
O modelo de previsão de temperatura, também do Inmet, prevê mínimas entre 2 e 6 graus para o Rio Grande do Sul, centro-este de Santa Catarina e extremo sul do Paraná. O ar frio de origem polar atua com força sobre o estado de São Paulo e a temperatura cai em todas as regiões. A tarde dessa sexta-feira poderá ser a mais fria do ano até agora na cidade de São Paulo.
A entrada do ar frio influenciou a formação do fenômeno conhecido como friagem, com declínio nas temperaturas por todo o país. "Com excesso de nebulosidade e a presença do ar frio, Rio Branco poderá registrar a madrugada e a tarde mais fria do ano até agora", acrescenta a previsão da Climatempo.
Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias:
Fonte:
Já em relação a previsão de chuva, o modelo Cosmo indica a permanência de tempo seco em todo Brasil Central durante o final de semana. Áreas de instabilidades atuam sobre o Paraná, podendo favorecer a formação de nuvens no leste do estado nas próximas 24 horas. A meteorologista destaca, no entanto, que as chuvas acontecem de forma irregular e com volumes baixos.
Para a próxima semana, o modelo começa a sinalizar o retorno da umidade para parte do Paraná a partir do dia 14. Segundo Andrea, uma frente deve se formar na Argentina e avançar para o Brasil, com muita chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no oeste do Paraná.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
Fonte: Inmet
Milho safrinha em consórcio com brachiaria 2021 na Fazenda da Pinhal em Ubiratã (PR) - Geremias Mendes
Lavoura de Sorgo g100 na Fazenda W4 em Bonópolis (GO) - Marcelo e Everton
Colheita do milho na Fazenda W4 em Bonopolis (GO) - Marcelo e Everton
Milho safrinha em consórcio com brachiaria 2021 na Fazenda da Pinhal em Ubiratã (PR) - Geremias Mendes
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana