Previsão do tempo: Terça-feira com chuvas no centro-leste de Santa Catarina e Paraná
Segundo as previsões da Climatempo, a terça-feira (23) será marcada por chuvas mais expressivas em Santa Catarina e no Paraná. De acordo com a consultoria, uma frente fria com atuação em alto-mar, juntamente com um sistema de baixa pressão atmosférico, favorecem a formação de nuvens carregadas na região. Para o Brasil Central, a tendência é de mudança nos padrões apenas a partir do dia 30. Até lá, o bloqueio atmosférico vai seguir impedindo o avanço de chuvas.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê precipitação entre 20mm e 30mm no centro-leste de Santa Catarina e extremo leste do Paraná. Também há previsão de chuvas nas demais áreas dos dois estados e no Rio Grande do Sul, porém com volumes mais baixos.
A tendência é que o sistema siga influenciando a instabilidade nessas áreas nos próximos dias, mas para o Rio Grande do Sul a virada no tempo deve acontecer apenas no sábado, dia 27, com avanço de um novo sistema que deve entrar no Brasil pelo sul do Rio Grande do Sul, aumentando as chances de chuvas mais expressivas no estado. Para o final de semana, o Inmet prevê chuvas entre 30mm e 60mm no centro-sul do estado gaúcho.
As demais áreas do Brasil não devem registrar mudanças nas condições do tempo. As chuvas mais volumosas seguem previstas para o noroeste do Mato Grosso, com precipitação entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. As demais áreas do Brasil Central continuam com tempo estável e possibilidade de chuvas pontuais.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
Fonte: Inmet
As informações do Inmet vão de encontro com as previsões da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA). Segundo a atualização do modelo GFS, divulgada nesta terça-feira (23), nos próximos sete dias o Brasil Central vai permanecer com tempo estável, enquanto as chuvas ficam mais restritas na região Sul do Brasil.
No período entre 22 e 30 de março, a tendência é de chuvas entre 50mm e 90mm nos três estados da região Sul do Brasil. De acordo com o NOAA, o maior acumulado é esperado para Santa Catarina.
A partir do dia 30, o bloqueio que impede o avanço das chuvas no Brasil Central deve começar a perder força, voltando a chover em todo o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, com precipitação entre 60mm e 70mm em todas áreas, incluindo o Sul do Brasil.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Lavoura na Fazenda Alpes em Santa lúcia (SP) - Francisco Malta Cardozo
Lavoura de café na Fazenda Alpes em Santa lúcia (SP) - Francisco Malta Cardozo
Gado em semi confinamento na Fazenda Canoas em José Bonifácio (SP) - Antônio Rogério
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
Leia Mais:
+ Previsão do tempo: Terça-feira com temporais pelo Sul do Brasil, destaca a Climatempo
+ Condições de clima começam a melhorar nos EUA e primeiros plantios de milho iniciam tímidos
+ Chuvas irregulares completam um ano com consequências severas para agricultura brasileira
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil