Previsão do tempo: Sexta-feira com pancadas de chuvas em quase todo Brasil
A sexta-feira (12) será marcada por pancadas de chuva em quase todo o Brasil, condição característica da estação. De acordo com as previsões da Climatempo, a grande disponibilidade de ar úmido e quente disponível sobre o Brasil e a circulação de ventos sobre o país continua favorecendo a formação de grandes áreas de instabilidade sobre a Região Norte e muitas áreas das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Como é característico do Verão, as pancadas devem acontecer entre à tarde e à noite desta sexta. "Durante esta sexta-feira, o ar continua quente sobre todo o Brasil. Temperaturas amenas ainda devem ser observadas ao amanhecer nos estados da região Sul", afirma a previsão.
A consultoria destaca ainda alerta para temporais no Distrito Federal, norte e leste de Goiás e noroeste de Minas Gerais. Já no Maranhão, no sul do Piauí, no oeste da Bahia, em Mato Grosso, no centro-oeste sul de Goiás, no Triângulo Mineiro, no sul de Minas e São Paulo, o estado é de astenção para risco de pancadas de chuvas com intensidade entre moderada e forte, com raios e ventos fortes.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que os acumulados mais expressivos são esperados para o Matopiba. O mapa mostra chuvas entre 20mm e 30mm no centro-norte do Tocantins e áreas do Maranhão. Para as demais áreas do Matopiba e também no Centro-Oeste, o modelo mantém a possibilidade de chuvas, porém com volumes mais baixos.
Na região Sudeste, os maiores volumes são esperados para o leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Já para região Sul do Brasil, os modelos apontam a permanência de tempo seco durante todo o final de semana.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
A atualização do modelo GFS, divulgada nesta sexta-feira (12), pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também mantém a previsão de tempos seco na região Sul do Brasil nos próximos sete dias, sobretudo no Rio Grande do Sul onde o tempo seco deve seguir com intensidade.
Segundo o modelo NOAA, apenas áreas de Santa Catarina e Paraná podem receber algumas chuvas no período entre 12 e 20 de março, com previsão de acumulados entre 40mm e 50mm.
Também neste período, o modelo norte-americano mantém a umidade no Sudeste do Brasil, porém com volumes mais baixos quando comparado com as últimas semanas. A região tem tendência de precipitação entre 40mm e 60mm. Já no Centro-Oeste e Matopiba, a tendência é de permanência das chuvas, com precipitação de até 100 mm no período.
Entre os dias 20 e 28 de março, o modelo apresenta o retorno das chuvas na região Sul do Brasil, mas ainda de forma gradual e sem chuvas generalizadas. O mapa mostra precipitação mais expressiva para extremo oeste do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 90mm e 100mm.
O NOAA mantém a umidade para o Centro-Oeste, mas diminui a intensidade das chuvas, com previsão de precipitação entre 70mm e 90mm no período. As mesmas condições são esperadas para o Sudeste. Já no Matopiba, a chuva deve continuar intensa no Maranhão e Piauí, com acumulados podendo ficar acima dos 100mm.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Fonte: NOAA
Últimos 5 dias
Os maiores volumes de chuvas foram registrados em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste nos últimos cinco dias, de acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet.
No Sudeste, o Espírito Santo registrou os maiores acumulados, com chuvas acima de 100mm na região central do estado. Choveu em todo estado de Minas Gerais, com precipitação entre 40mm e 80mm. No Rio de Janeiro, os acumulados chegaram a 60mm. Também choveu em São Paulo, com acumulados entre 20mm e 20mm em todo estado.
Já no Centro-Oeste, os maiores volumes foram registrados no Mato Grosso, conforme indicavam as previsões. O noroeste do estado registrou chuvas acima dos 100mm. O mesmo volume foi registrado de forma pontual na região central do estado. Choveu em Goiás com acumulado entre 20mm e 30mm.
Também choveu no Matopiba, com acumulados entre 20mm e 40mm, sendo os maiores volumes registrados na parte central do Tocantins.
Na região Sul do Brasil, também conforme indicavam as previsões, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram tempo estável, enquanto o Paraná registrou acumulados entre 20mm e 30mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias:
Fonte: Inmet
+ Chuvas continuam chegando a Mato Grosso e prefeitura da Sorriso decreta estado de emergência
Tamanho do ganizo que caiu na terça em Itaiópolis (SC) - Paulo Marcelo Adamek
Lavoura prejudicada pelo ganizo que caiu na terça em Itaiópolis (SC) - Paulo Marcelo Adamek
Colheita de soja na Fazenda Água Azul no município Tupaciguara (MG) - Celso Vale
Colheita de Soja em Cristais (MG) - Márcio Rodrigues
Colheita de soja na Fazenda Água Azul no município Tupaciguara (MG) - Celso Vale
Produtor Oldair Lavarda em sua produção de grãos na Fazenda Rolete em Honório Serpa (PR)
Pé de romã no município de Candelária (RS) - Eliseu Brixner
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil