Inmet: Volumes diminuem nesta terça-feira no MA, PI e BA, mas chuvas voltam a ganhar intensidade amanhã em toda área
O modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém a previsão de chuvas para o centro-norte do país nesta terça-feira (23).
Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, em alguns pontos do Matopiba, no entanto, os volumes diminuem nas próximas 24 horas e dão uma trégua rápida no Maranhão, oeste da Bahia e áreas do Piauí. O modelo mantém a umidade para as três áreas, e as chuvas podem acontecer apenas de forma pontual entre a tarde e noite desta terça-feira.
"Nós teremos essa diminuição nos volumes, mas a Zona de Convergência Intertropical segue em atuação na região, favorecendo a formação de nuvens. Amanhã ao longo do dia o sistema volta a ganhar força e a tendência é das chuvas mais volumosas em toda área", explica o meteorologista.
Segundo o modelo Cosmo, também do Inmet, no Matopiba, a previsão diminui a intensidade das chuvas no Maranhão apenas o sul do estado tem previsão de chuvas mais expressivas, com acumulados entre 30mm e 40mm. No oeste da Bahia a tendência é de chuvas com volumes mais baixos. No Tocantins, estado onde a situação também é crítica para a colheita da soja, a previsão é da permanência das chuvas, com precipitação prevista entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas.
Já no Centro-Oeste, a tendência ainda é de chuvas mais expressivas para o norte do Mato Grosso. Segundo o modelo Cosmo, a região pode receber chuvas entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. O modelo mantém a umidade para Goiás e norte do Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos.
No Sudeste do Brasil, a chuva mais expressiva segue sendo prevista para o leste de Minas Gerais, com previsão entre 20mm e 30mm. As mesmas condições são esperadas para o sul do Espírito Santo. De acordo com o Inmet, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) também segue em atuação em toda região, o que favorece as chuvas em toda área.
O modelo mostra ainda que a partir de amanhã, dia 24, uma nova frente vai avançar sobre a região sul do Brasil. O Cosmo mostra o sistema entrando pela costa leste gaúcha, com chuvas entre 20mm e 30mm no estado. A tendência é que o sistema passe muito rápido pela região e chegue no Sudeste já na quinta-feira, dia 25. Com o avanço do sistema, a tendência é do retorno da umidade para o norte do Paraná e em todo o estado de São Paulo.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Últimas 24 horas
Os maiores acumulados de chuvas foram registrados na região central do país e em pontos do Matopiba nas últimas 24 horas, segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet.
No Sudeste, conforme já era previsto, choveu em Minas Gerais com acumulados entre 20mm e 25mm. No Centro-Oeste, choveu em praticamente todas áreas de Goiás, também com acumulados de 30mm. No Matopiba, choveu no sul do Tocantins, com precipitação entre 20mm e 30mm e no norte do Maranhão, também com acumulado de 30mm
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
O excesso de chuvas comprometendo a lavoura de soja em Balsas (MA) - Gustavo Philippsen
3° Aplicação de fungicida na Soja na Fazenda Golin em Formosa do Rio Preto (BA) - Ganderson Golin e Jando Golin @jandogolin
Realização de um sonho, a primeira safra de soja, na Fazenda São Benedito que foi pecuária por 40 anos em Nova Andradina (MS) - Silvio Martins
A colheita da soja e a corrida contra o tempo de muita chuva em Santa Rita do Trivelato (MT) - Ironir Santos
Plantio do milho safrinha no município de Serranópolis (GO) - Kleber Bevilaqua
Lavoura de soja em crescimento e lindo arvoredo ao fundo em Ronda Alta (RS) - Camila Susin
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil