Típico de verão: Brasil terá quarta-feira marcada por pancadas de chuvas em todas as áreas do país
A quinta-feira (11) será marcada por muitas chuvas em todo o Brasil, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para várias áreas do país. Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, os altos níveis da atmosfera favorecem a formação das chuvas no centro-norte do país, enquanto o sul do Brasil é influenciado por uma frente fria que passou rápido pela região.
Para as principais áreas produtoras do país, o Inmet emitiu alerta laranja de chuvas intensas para o centro-norte do Mato Grosso. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destacou a publicação.
O mesmo alerta foi emitido para áreas do Matobiba. A tendência é de chuva intensa em todo o Tocantins e centro-do Maranhão. Já no Piauí e no oeste da Bahia, o alerta é amarelo e para acumulados de chuva. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação.
No Sudeste, o alerta também é amarelo e de chuvas intensas, válido para todo o estado de Minas Gerais. O especialista explica que além dos ventos em altos níveis, o aquecimento diurno também favorece a formação de nuvens carregadas. "O dia vai ser típico de verão e a tendência é que as pancadas ocorram principalmente entre a tarde e a noite", complementa.
Ainda no Sudeste, a previsão da Climatempo destaca que no extremo sul paulista e no litoral, a intensificação de áreas de instabilidade podem provocar chuva a qualquer hora do dia. "Com a umidade alta, o calor e a sensação de abafamento, muitas nuvens continuam se formando por todo o estado e as pancadas de chuva isoladas acontecem principalmente a partir da tarde forma moderada a forte com raios e ventos", diz a previsão.
Já na região sul, a passagem de uma frente fria favoreceu o aumento de nuvens nos três estados, e segundo Mamedes, já chove de forma isolada desde o início desta quinta-feira (11). "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", diz o alerta do Inmet.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Fim de tarde na plantação de soja na região de Santa Rita do Trivelato (MT) - Ana Moraes
Lavoura de soja na Fazenda Campo Belo no município de Sidrolandia (MS) - Rodrigo Pita
Imensidão verde da Fazenda Golin, Região da Coaceral, em Formosa do Rio Preto (BA) - Jando Golin
Monitoramento de percevejos no município de Querência (MT) - Luan Mauricio Andrade
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil