Segundo Inmet, RS deve registrar os maiores volumes, com rajadas de vento e queda de granizo
As previsões do tempo mais recentes indicam que um a formação de um novo ciclone extratropical vai favorecer o aumento de chuvas no Sul do Brasil, com rajadas de ventos e chance de granizo em toda área nas próximas 24 horas.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema de baixa pressão vai se formar entre a Argentina e Urugaui, passando pelo oeste do Rio Grande do Sul, e se caracterizando como ciclone na hora que chegar na costa leste gaúcha. "O sistema vai chegar com muita rajada de vento, volumes significativos e queda pontual de granizo no Rio Grande do Sul", afirma.
Ainda de acordo com a especialista, até o momento, os modelos do Inmet não apontam para um sistema com características de "ciclone bomba", como aconteceu no ano passado em Santa Catarina. "Essa condição de ciclone bomba ainda não é observado pelo Inmet, não apresenta essa característica. Esse sistema que vai acontecer tem as características típicas de verão", complementa a meteorologista.
Veja o mapa de previsão atuação do ciclone nos próximos dias:
Fonte: Inmet
Já as previsões da Climatempo destacam que alguns modelos meteorológicos apresentam características de ciclone bomba, quando indicam queda de pressão maior ou igual a 24hPa em 24 horas. "Independentemente da denominação do ciclone, esse é um sistema intenso que leva perigo para as áreas de atuação", diz a consultoria.
Assim como o Inmet, a previsão também mostra que a formação do sistema deve acontecer na noite desta quarta-feira (3). "No decorrer da quinta-feira, dia 4, o ciclone extratropical atua ao largo da costa gaúcha avançando na direção leste/sudeste. O vento sopra forte no sul e no leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 80 e 100km/h no sul e leste gaúchos", afirma.
Falando na intensidade da chuva, o modelo Cosmo indica os maiores volumes para o Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. A tendência é de acumulado de até 50 mm no estado gaúcho. O modelo mostra ainda a evolução das chuvas para Santa Catarina e Paraná com precipitação entre 20 e 30 mm nas próximas 48 horas.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Plantação de soja prejudicada devido ao excesso de chuvas em Naranjal, Paraguay - Cledison Conte
Lavoura de soja no município de São Lourenço (PR) - Bruno Rudieri
Paulo Henrique Savino, trabalha com mapeamento aéreo do plantio de soja no município de Paragominas (PA)
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia