Tempo: Brasil tem previsão de chuvas fortes e granizo de norte a sul nesta 3ª
As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam uma terça-feira (26) com chuvas em quase todo o Brasil. De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, o dia terá condições típicas de verão com fortes temporais no período da tarde.
"As áreas de instabilidade estão fortes e a previsão é de chuvas intensas de norte a sul", afirma a especialista. Os modelos mostram ainda que as altas temperaturas e o ar abafado favorecem a formação de nuvens carregadas e com chance de granizo em várias áreas do país.
Naiane destaca que o vórtice ciclônico segue em atuação em áreas de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, mas que as "bordas" do sistema podem favorecer chuvas fortes em pontos isolados de toda área, sobretudo no oeste da Bahia.
>>> Chuvas muito acima da média em São João/PR causam prejuízos nas lavouras de soja, milho e feijão
Imagens de satélite do Inmet mostram áreas de instabilidade no Brasil nesta manhã:
Fonte: Inmet
Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê as maiores precipitações para o sul do Brasil, conforma já indicavam as previsões. Segundo a meteorologista, um sistema em atuação na Argentina já começava a chegar pelo oeste gaúcho nesta manhã e a o estado pode ter chuvas acima dos 70 mm nas próximas 24 horas.
A tendência é que a chuva ganhe força no sul do Brasil nas próximas 36 horas, com aumento dos volumes e também com avanço da umidade para Santa Catarina e Paraná. "O sul do Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina, o centro, oeste e sul do Paraná ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e ventos por vezes fortes", complementa a previsão da Climatempo.
Para as demais áreas do Brasil, o modelo ilustra condição em todo o Centro-Oeste, Ccom destaque para o norte do Mato Grosso que pode ter chuvas entre 20 e 30 mm nesta terça-feira. Também há previsão de chuvas para o Matopiba, com destaque para Tocantins e Maranhão que onde os acumulados podem ser mais expressivos.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
O modelo GFS, da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) segue indicando para chuvas volumosas na parte sul do Brasil nos próximos sete dias. Segundo o NOAA, as precipitações podem ultrapassar os 125 mm entre o dia 26 de janeiro e 3 de fevereiro.
Para as demais áreas do país, o modelo americano mantém a previsão de chuvas em áreas do Centro-Oeste, com precipitação entre 50 e 70 mm, além de manter os volumes mais baixos para Minas Gerais e todo o Nordeste do país.
Entre o período entre 3 e 11 de fevereiro, a tendência é de um aumento de volumes no Centro-Oeste e retorno da precipitação no Sudeste do Brasil, com acumulado entre 70 e 80 mm no período. O modelo mostra ainda o avanço da umidade para o Matopiba, com volumes entre 40 e 50 mm.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Foto: Eng.agronomo Michael Soares
Café irrigado por gotejamento subterrâneo
em Monte Santo de Minas - MG Foto: @richellemarcilli
Arco íris em Alto Paraguaçu-Itaiopolis-SC Fotos de Paulo Marcelo Adamek
Soja safrinha Horizontina/RS Foto:Técnico agrícola Gustavo Perin
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil