Previsão: Santa Catarina e Paraná tem previsão de mais chuva intensa nesta quinta-feira
As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) seguem indicando que a quinta-feira (21) será novamente marcada por chuvas intensas na região Sul do Brasil.
Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, destaca que os estados de Santa Catarina e Paraná seguem com alerta para tempestades nas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", destaca a publicação oficial do Inmet.
"Isso porque a circulação de ventos sobre o centro-sul do Brasil vai manter as áreas de instabilidade fortes sobre o estado. Até a próxima sexta-feira a chuva será frequente e vai cair volumosa em vários locais", destaca o alerta emitido pela Climatempo referente ao estado de Santa Catarina.
De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, os maiores acumulados são esperados para o oeste do Paraná, com até 60 mm. As demais áreas do estado, assim como Santa Catarina, têm previsão de precipitação entre 20 e 30 mm. Para o Rio Grande do Sul, apenas o extremo norte do estado tem chance de chuvas nesta quinta. Segundo Naiane, devido às altas temperaturas, as chuvas podem chegar em forma de pancadas e com bastante intensidade na região.
No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso seguem com previsão de chuvas mais volumosas nas próximas 24 horas. A previsão é de acumulados entre 20 e 40 mm nos dois estados.
No Sudeste, apenas o sul de São Paulo pode registrar tempestades no período da tarde. De acordo com a especialista, nas demais áreas o vórtice ciclônico continua impedindo que a umidade avance tanto para Minas Gerais, como para o Espírito Santo e também em todo o estado da Bahia. No Matopiba, a previsão indica chuvas para o Tocantins, Maranhão e Piauí, com até 20 mm de precipitação.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nas últimas 24 horas os maiores volumes de chuva foram registrados no sul do Brasil, conforme indicavam as previsões. Santa Catarina e Paraná registraram volumes entre 20 e 30 mm em todas as áreas do estado.
Também choveu no Mato Grosso do Sul, de forma irregular, e com precipitação entre 20 e 25 mm. Nas demais áreas do país não foram registradas chuvas expressivas.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
Chuva forte no municipio de Aral Moreira em Mato Grosso do Sul. Foto enviada por Caetano Ansilago
Chuva forte no municipio de Aral Moreira em Mato Grosso do Sul. Foto enviada por Caetano Ansilago
Campo Novo do Parecis/MT Foto: Nivaldo Forastieri
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil