HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Climatempo: Ar úmido e quente favorece temporais por quase todo o Brasil nesta 4ª feira

Publicado em 06/01/2021 10:22 e atualizado em 06/01/2021 13:18
Modelos apontam para chuvas mais expressivas em Santa Catarina e no Paraná

LOGO nalogo

A quarta-feira (6) será marcada por temporais em quase todo o Brasil, segundo a previsão da Climatempo."O ar quente e úmido está espalhado por quase todo o Brasil. Nuvens carregadas que provocam temporais se formam em quase todos os estados brasileiros", afirma a previsão. 

A consultoria destaca ainda que o dia será de calor, com períodos de sol e pancadas de chuvas com raios, principalmente entre a tarde e a noite, na região Sul, Sudeste, Centro-Oeste, região Norte, Maranhão e centro-norte e oeste do Piauí. "Em Vitória e no centro-norte do Espírito Santo, em Minas Gerais, no interior da Bahia, no sertão do Nordeste e no centro-sul e leste do Piauí, a quarta-feira é com sol forte e calor", complementa. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sinaliza que os maiores acumulados deverão ser registrados no norte do Rio Grande do Sul do Santo, todas áreas de Santa Catarina e no Paraná, com precipitação entre 20 e 30 mm.

Os modelos mantém a previsão de que a condição de chuva passa muito rápido pelo Rio Grande do Sul.O Inmet prevê ainda que áreas de instabilidade devem ganhar força no sul do Mato Grosso do Sul, com acumulado entre 20 e 30 mm nas próximas 24 horas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0601
Fonte: Inmet 

"Atenção para chuva moderada a forte,  raios e ventos por vezes fortes, no sul, centro-leste e norte do Rio Grande do Sul, em quase todo o Paraná, incluindo as capitais,  Porto Alegre,  Florianópolis e Curitiba", diz a Climatempo. 

Além da região sul, também fica em estado de atenção para chuva forte, "a Grande São Paulo e o leste do estado paulista, o Grande Rio e o litoral Fluminense, sul do Espírito Santo, o Vale do Rio Doce e a região de Paracatu, o Distrito Federal e o centro-oeste de Goiás, todo o centro-oeste e norte de Mato Grosso, Manaus e o leste do Amazonas, oeste, sul e  leste do Pará, o norte e oeste do Tocantins", conforme indica a previsão.

Previsão estendida

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira (6) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), continua indicando os maiores volumes de chuvas para o Sudeste do Brasil nos próximos sete dias. De acordo com o mapa, o acumulado pode chegar a 125 mm em vários pontos da região. 

No modelo entre 6 e 14 de janeiro, o NOAA aponta ainda pela permanência da umidade para o Centro-Oeste, com precipitação entre 50 e 60 mm e avanço das chuvas para região do Matopiba, com precipitação entre 50 e 60 mm. 

Já para o período entre 14 e 22 de janeiro, o mapa traz condição de chuva expressiva tanto para o Brasil Central, como para o Matopiba. Apenas uma parte do Nordeste deve permanecer com tempo estável no período. O modelo mostra ainda chuvas na região sul do Brasil, mas com melhor distribuição em Santa Catarina e no Paraná. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0601
Fonte: Inmet 

Correndo contra o tempo. Colheita da soja e plantio do Milho Safrinha em Mariópolis/PR. Foto: @emiliomontemezzo
Correndo contra o tempo. Colheita da soja e plantio do Milho Safrinha em Mariópolis/PR.
Foto: @emiliomontemezzo

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário