HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Semana começa com bastante instabilidade na região Central do país e previsão de chuvas para o Sul

Publicado em 04/01/2021 10:58 e atualizado em 04/01/2021 12:00
Segundo Inmet, Matopiba deve permanecer com irregularidade nas precipitações nos próximos dias

LOGO nalogo

A primeira semana de 2021 será de bastante instabilidade na região central e norte do país, de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, os modelos apontam ainda para o retorno de chuvas fortes na região sul do Brasil e a permanência de irregularidade nas precipitações na área do Matopiba. 

De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, uma massa de ar úmido e quente segue influenciando a condição de chuvas em todo o Centro-Oeste e Sudeste. "Esse é um sistema padrão da época e além disso, novos sistemas em atuação no Paraguai devem elevar as condições de chuvas mais intensas no Mato Grosso do Sul nesta segunda (4)", comenta a especialista. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo sinaliza para chuvas entre 30 e 40 mm no Mato Grosso e em Goiás nas próximas 24 horas. As mesmas condições são previstas para Minas Gerais e Espírito Santo. A previsão indica ainda condição de chuva para São Paulo, porém com volumes mais baixos. 

A segunda-feira será de tempo estável na parte sul do Brasil, mas a tendência é de uma mudança nos padrões nos próximos dias. De acordo com Naiane, a partir de terça-feira (5) um sistema de baixa pressão deve influenciar o retorno das chuvas para a região sul do país.

"Até o momento os modelos indicam condição para chuva forte em toda a parte oeste da região sul a partir de amanhã", afirma a meteorologista. Destaca ainda que toda a região pode ficar em estado de alerta para chuvas intensas nas próximas 48 horas. 

Já para a região do Matopiba, a meteorologista destaca que as chuvas continuarão irregulares nesta semana. "As chuvas continuam muito irregulares e com apenas com chuvas pontuais. A tendência é de uma melhora a partir dos próximos meses em toda área", comenta Naiane. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo Brasil: 

93 horas - Inmet - 0401
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta segunda-feira (4) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), sinaliza que os maiores volumes serão registrados no Sudeste do Brasil, com acumulado de até 100 mm nos próximos sete dias. 

As previsões do NOAA vão de encontro com o Inmet, e também indicam condição de chuvas para o Centro-Oeste no período entre 4 e 12 de janeiro. 

No período entre 12 e 20 de janeiro, o NOAA mantém a previsão de chuvas para o Sudeste, além de indicar o retorno das chuvas para áreas do Matopiba no período. Já para a região sul do Brasil, nos dois períodos o NOAA sinaliza para os maiores volumes de chuvas entre Santa Catarina e Paraná.

Veja o mapa de previsão estendido para todo o Brasil: 

NOAA - 0401
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário