HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Verão: Inmet mantém probabilidade de 90% para La Niña e divulga previsão para todas regiões

Publicado em 21/12/2020 10:32 e atualizado em 28/12/2020 10:18
Há possibilidade de chuvas abaixo da média, no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná

LOGO nalogo

O Verão no Hemisfério Sul começou oficialmente às 7h02 (horário de Brasília) desta segunda-feira (21), tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, ou seja: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

Em prognóstico divulgado especialmente para o verão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue afirmando que a maioria dos modelos, gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia, mantém a indicação de uma probabilidade superior a 90% de que se mantenha o La Niña durante o verão. "E com probabilidades significativas da chegada de uma fase neutra durante o outono no hemisfério sul", afirmou a publicação.  

La Niña - Inmet - 2112

O primeiro dia do verão será marcado por instabilidade em quase todo o Brasil, segundo o modelo Cosmo do Inmet. As previsões indicam condição de chuvas com maiores volumes no Centro-Oeste e Matopiba nas próximas 24 horas, com precipitação entre 20 e 30 mm na área. 

O modelo mostra ainda que chuvas mais intensas poderão ser registrados no norte de Goiás, com acumulado entre 40 e 60 mm. Na parte Sudeste, seguem mantidas as condições de chuvas em toda área, com os volumes mais previstos no Espírito Santo - entre 20 e 30 mm. Em Minas Gerais poderão ser registradas chuvas de até 30 mm. 

Para a região sul, apenas o Rio Grande do Sul deve permanecer com tempo seco. Santa Catarina e Paraná têm previsão de chuvas com volumes baixos durante toda a segunda-feira. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2112
Fonte: Inmet 

 

Perspectivas climáticas para janeiro-fevereiro-março/2021 

Região Norte 


Para essa região, os modelos indicam que o período deve ter acumulado de chuvas acima da média na maior parte do seu território. Contudo, há possibilidade de localidades com chuvas abaixo da média, principalmente no sul dos estados do Amazonas, Pará e Tocantins. 

Região Nordeste

Na Região Nordeste, a previsão do modelo estatístico do Inmet para o verão indica o predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas acima da média na faixa norte próxima ao litoral do Maranhão ao Rio Grande do Norte. Nas demais áreas, predomínio de desvio de chuva abaixo da média durante a estação. Nas áreas com chuvas abaixo da média, as temperaturas devem ficar mais elevadas. 

Região Centro-Oeste

A previsão para o verão indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem de normal a ligeiramente acima em grande parte da Região Centro-Oeste, exceto no sul do Mato Grosso do Sul e localidades de Goiás, onde as chuvas serão mais próximas à média ou ligeiramente abaixo. As temperaturas serão dentro da faixa normal ou acima da média em praticamente toda a região.

Região Sudeste

A previsão para os próximos três meses, para a Região Sudeste é de chuvas variando de normal a ligeiramente acima da faixa normal em grande de São Paulo. Nos demais estados, as maiores probabilidades são de acumulados abaixo da média, porém, no Rio de Janeiro extremo sul de Minas Gerais, podem ocorrer chuvas dentro da faixa normal do período. A ocorrência de tempestades é normal durante o verão na Região Sudeste e não estão descartadas. De modo geral, o modelo climático do Inmet indica que as temperaturas devem ficar acima da média durante o verão na Região Sudeste. 

Região Sul

Com a previsão de persistência do fenômeno La Niña durante o verão, o modelo estatístico do Inmet indica a possibilidade de chuvas abaixo da média, no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Nas demais áreas, as chuvas devem variar dentro da faixa normal ou ligeiramente acima. As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente toda a região. 

Inmet - três meses - 2112

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário