Rio Grande do Sul com precipitação expressiva nesta 5ª: Inmet emite alerta de chuvas intensa, rajada de vento e granizo
Conforme indicavam as previsões, as chuvas começam a chegar com mais intensidade na parte sul do Brasil nesta quinta-feira (26). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de tempestade para todo o Rio Grande do Sul e áreas de Santa Catarina, válido para as próximas 24 horas.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destaca comunicado.
Veja o mapa sinalizando áreas de alerta nesta quinta-feira (26):
Fonte: Inmet
De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, são esperadas chuvas com rajadas de ventos e quedas de granizo. "A temperatura está bastante alta e esse choque com a massa de ar frio que chega com o sistema, aliado à umidade, aumentam as chances de granizo em toda essa área", explica o especialista.
A tendência é de chuvas intensas até sexta-feira (27) em toda a região. Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet indica chuvas mais expressivas para o oeste do Rio Grande do Sul, com precipitação entre 40 e 60 mm nas próximas 24 horas. As demais áreas do estado também têm previsão de chuvas, com precipitação entre 20 e 40 mm.
>>> RS tem áreas com perda total no milho verão; SC vai colher 700 mil/t a menos
Ao longo do dia o sistema deve avançar para Santa Catarina, aumentando as áreas de instabilidade no centro-sul e leste catarinense. Os acumulados mais expressivos são esperados para área leste com até 30 mm. Já para o Paraná, as previsões não indicam chuvas expressivas. Heráclio destaca que chuvas pontuais podem acontecer apenas na região leste do estado.
"Em Santa Catarina e no centro sul do Paraná, as condições são para pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. Em Foz do Iguaçu as rajadas podem alcançar até 60km/h", complementa a previsão da Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas no sul do BR:
Fonte: Inmet
Para as demais áreas do Brasil o Inmet segue indicando tempo seco e temperaturas elevadas. Áreas do Mato Grosso e Goiás podem registrar chuvas pontuais e sem volumes expressivos nas próximas 24 horas. Segundo a Climatempo, uma massa de ar quente e mais seco predomina sobre a região e impede a formação de grandes instabilidades em toda área.
As condições são favoráveis para queda na umidade relativa do ar que podem ficar abaixo de 30% no Mato Grosso do Sul, parte do Mato Grosso, Brasília e Goiás. "A população deve estar atenta aos índices de umidade relativa do ar que podem ficar abaixo de 30% nestas localidades ao longo do fim de semana", alerta a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação para todo o país nas próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Fazenda Reconquista em Jateí MS. Foto: Nereu Cesar Medeiros
Fazenda Reconquista em Jateí MS. Foto: Nereu Cesar Medeiros
Por do sol Cruzália sp. Foto tirada por Anderson Rodrigo Totti
Soja com bom desenvolvimento. Família Maldaner, Entre Rios do Oeste- PR. Aurelio Maldaner
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
Leia Mais:
+ Quanto o Brasil vai colher de soja? Consultorias revisam suas estimativas frente ao tempo seco
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana