Chuvas continuam intensas no Norte e Nordeste, enquanto Centro-Sul do país permanece com massa de ar seco
A quinta-feira (5) será mais um dia de chuvas intensas para o Norte e Nordeste do Brasil. Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o canal de umidade segue com forte atuação sobre essas áreas, com previsão de chuvas expressivas para as duas regiões.
Falando em volumes, o modelo Cosmo indica chuvas de até 60 mm no noroeste da Bahia. Já no oeste do estado, a tendência de chuvas entre 20 e 40 mm nas próximas 24 horas.
Ainda na área do Matopiba também continuam previstas chuvas em todo o estado do Tocantins, sendo os maiores acumulados previstos para o centro-norte do estado, com precipitação entre 20 e 30 mm. Os modelos mostram ainda condição de chuvas para o Maranhão e Piauí, porém com volumes mais baixos.
De acordo com a Climatempo, Roraima, Manaus, Pará e Tocantins têm alerta para temporais nesta quinta. "Na Região Nordeste, alerta para temporais o sul do Maranhão e do Piauí e em praticamente toda a Bahia", complementa a previsão.
Áreas de instabilidade também continuam em atuação em áreas do Sudeste. De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, o sul de Minas Gerais e toda a faixa lesta da área sudeste podem receber pancadas de chuvas nas próximas 24 horas, consequência de um vórtice em atuação no oceano.
De modo geral, o Centro-Sul do Brasil segue com uma massa de ar seco predominante. "Já que o corredor de umidade está muito bem formado e concentrado na parte norte do país, a massa de ar seco segue firme nas demais áreas. Eventualmente isso pode acontecer na Primavera", afirma Naiane Araújo.
Além de impedir a formação de chuvas, a massa de ar seco também derruba de maneira expressiva a umidade relativa do ar, que deve ficar entre 15 e 20% em todo o Centro-Oeste nesta quinta.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
Fonte: Inmet
A atualização do modelo GFS, divulgada nesta quinta-feira (5) pela Admiministração Atmosférica e Oceânica (NOAA), começaram a indicar o retorno de chuvas mais expressivas para o Sudeste brasileiro e também em áreas do sul.
No período entre 5 e 13 de novembro, o NOAA mostra precipitação entre 80 e 100 mm para áreas do Sudeste e Matopiba. Já para o Centro-Oeste, a tendência é do retorno das chuvas para o Mato Grosso do Sul, com volumes entre 40 e 50 mm. Os mesmos volumes são previstos para o centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Já para o período entre 13 e 21 de novembro, o modelo passa a mostrar chuva abrangente para todo o país, com exceção de áreas do Nordeste. Segundo a previsão estendida, o Sudeste deve ficar com os maiores volumes de chuvas no período. A tendência também é do retorno das chuvas para todo o Centro-Oeste e Sul do Brasil, com volumes entre 60 e 100 mm nessas áreas.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
Fonte: NOAA
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil