Ciclone passou rápido, mas RS ainda tem chance de ventania; chuvas volumosas no Sudeste e Matopiba nesta 3ª
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ciclone extratropical que estava previsto, já passou pelo Rio Grande do Sul e a tendência para essa segunda é de muito vento para o estado, diminuindo a previsão de chuvas na região.
"O sistema passou muito rápido e agora as condições de chuvas ficam mais restritas ao leste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além de uma queda nas temperaturas", explica Heráclio Alves, meteorologista do Inmet. Em termos de volumes, o Cosmo sinaliza precipitação entre 20 e 30 mm para o leste dos dois estados. Já as temperaturas não devem ultrapassar os 22 graus nas próximas 24 horas.
No Centro-Oeste, continuam sendo previstas pancadas de chuvas para o Mato Grosso do Sul, Goiás e leste do Mato Grosso. De acordo com a Climatempo, há risco de temporais e de ventos fortes em quase todo o Brasil durante esta terça-feira.
As áreas que ficam fora dos alertas são: o centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul, do oeste de Santa Catarina e do Paraná, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Também ficam fora dos riscos meteorológicos o centro-norte do Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o centro-leste de Minas Gerais.
A tempestade Mani já está sobre o mar, mas segundo Heráclio ainda ajuda na instabilidade em áreas do Sudeste e Nordeste brasileiro. A tendência é de continuição de chuvas volumosas para Minas Gerais e Epírito Santo nos próximos dias, além do avanço das chuvas para áreas do Matopiba, com destaque para o oeste da Bahia que deve receber os maiores volumes, entre 20 e 40 mm. Também há chances de chuvas para o Tocantins com precipitação com até 30 mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
Fonte: Inmet
De acordo com as previsões da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), os próximos sete dias continuam com condição de bastante chuva para o Brasil Central e o Matopiba. O NOAA indica precipitação podendo ficar acima dos 100 mm nestas áreas. Já para o sul, o modelo sinaliza uma pausa na chuva volumosa para o Rio Grande do Sul, Santa Catarinae Paraná.
Fonte: NOAA
Últimas 24 horas
Nas últimas 24 horas, os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados em Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet.
Choveu em quase todo o estado de Minas Gerais, com precipitação entre 20 e 40 mm, sendo os maiores volumes registrados na região norte do estado. Já na Bahia, os maiores volumes foram registrados no sul da Bahia, entre 20 e 30 mm.
Na parte sul, o oeste do Rio Grande do Sul teve chuvas entre 15 e 20 mm, levando alívio para a produção do milho e amenizando as condições do trigo no estado.
Fonte: Inmet
Itambé/PR Foto: Carol Dedrigo
Soja Lança em Espigão Alto do Iguaçu
Lagoa vermelha/RS Foto: Patrícia Zanini
Querência/MT Foto: André Bonmann
Soja plantado em cima do mix de cobertura RAIX em Quedas do Iguaçu
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil