Instabilidade persiste e Sudeste e Centro-Oeste terão mais uma semana com pancadas de chuva
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a semana será novamente marcada por chuvas em forma de pancadas em todo o Centro-Oeste e Sudeste brasileiro. Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, afirma que as condições de chuvas para o Brasil Central e também no extremo norte do país, acabam limitando as chances de chuvas para as duas extremidades, sendo elas as regiões Sul e Nordeste, que devem permanecer com tempo estável.
De acordo com meteorologista, chove de maneira mais expressiva desde a tarde de domingo (18) em áreas do Centro-Oeste. O modelo Cosmo sinaliza tendência de chuva para todo o Mato Grosso, com destaque para o noroeste do estado que deve receber os maiores volumes, entre 20 e 30 mm.
As previsões indicam ainda bons volumes para todo o estado de Goiás, de acordo com modelo, os volumes podem chegar a 30 mm m algumas áreas do estado. As mesmas precipitações são esperadas para o extremo sul do Tocantins. Já para o Mato Grosso do Sul, o meteorologista destaca chances de chuvas expressivas entre a tarde e a noite desta segunda-feira (19).
"A massa de ar mais frio trazida pela frente fria, em contraste com ar quente e úmido, favorece a formação de muitas nuvens carregadas sobre grande parte do interior de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, e Mato Grosso", complementa a previsão da Climatempo.
No Sudeste, a previsão é de chuvas volumosas para o oeste de São Paulo e de Minas Gerais. No estado Mineiro, as chuvas podem ultrapassar os 30 mm em algumas áreas. Em São Paulo, a tendência é de volumes entre 16 e 20 mm nas próximas 24 horas.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
A tendência é da continuidade das chuvas no Brasil, com destaque para o Sudeste que deve receber os maiores volumes. "De acordo com os prognósticos a última semana do mês será de muita chuva. A indicação é de elevados volumes entre os dias 26 e 30 de outubro", afirma a Climatempo.
Ainda de acordo com a publicação, a chegada de uma frente fria por volta do dia 25 deste mês e a formação de uma grande área de baixa pressão, juntamente com as condições de vento favoráveis na média e alta atmosfera serão os responsáveis pelo elevado volume de chuva.Os volumes mais elevados são esperados para Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo.
As previsões da Climatempo vão de encontro com as projeções do NOAA. Para o período entre 19 e 27 de outubro, o GFS indica um corredor de umidade bem formado entre o Sudeste e Centro-Oeste, sendo os maiores volumes previstos para Minas Gerais, podendo ficar acima de 100 mm.
Para o período entre o dia 27 de outubro e 4 de novembro, o NOAA sinaliza a chuva, além do Brasil Central, chegando também para a região sul do Brasil. O modelo sinaliza ainda os maiores acumulados para o noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com precipitação prevista entre 70 e 90 mm.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
Fonte: NOAA
Últimos três dias
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nos últimos três dias os maiores volumes foram registrados no extremo oeste do Mato Grosso, com acumulado entre 20 e 40 mm. Também foram registradas no centro do Mato Grosso do Sul, com acumulados de até 20 mm.
Choveu em áreas de Minas Gerais, com precipitação entre 15 e 20 mm. Também foram registrados pontos de chuvas no norte do Paraná, com volumes entre 15 e 20 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 3 dias:
Fonte: Inmet
Sítio Goioere em Goioerê/PR. Enviado por foto Samuel Alves
Trigo. Cruzaltinha em Ciríaco/RS. Foto enviada por Itaner Fontana
Colheita de trigo em São Domingos/SC. Foto enviada por Carlos Bortoli
Irrigando trigo no RS Foto enviada por Jones Lauermann
lique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil