Tempo: Previsão indica pancadas de chuvas para quase todo o Brasil nesta terça-feira
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inemt), a terça-feira (13) será marcada por pancadas de chuvas em várias localidades do Brasil. Após a quebra do bloqueio atmosférico com intensa massa de ar seco, no último final de semana, as áreas de instabilidade aumentaram expressivamente em todo o Brasil.
Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, destaca que as chuvas devem acontecer com intensidade e com chances de granizo. "As chuvas são previstas em boa parte do país e devem acontecer em forma de pancadas de chuvas devido as altas temperaturas dos últimos dias", afirma a meteorologista.
"A passagem desta frente fria ajudou a espalhar o ar úmido pelo interior do país e agora, as nuvens carregadas, com potencial para chuva, estão crescendo em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte", também destaca a climatempo.
Segundo o modelo Cosmo do Inmet, no Centro-Oeste, a tendência é de chuvas para quase todo o Mato Grosso, Goiás e oeste do Mato Grosso do Sul. Já no Sudeste, Heráclio destaca chances de pancadas mais expressivas na Zona da Mata Mineira. No sul do Brasil, as pancadas de chuvas ficam restritas ao noroeste do Paraná.
Também podem ocorrer pancadas de chuvas para áreas do Matopiba, como no Tocantins, oeste da Bahia e Maranhão. "No sul e oeste da Bahia, no sul do Piauí, no sul e oeste do Maranhão, tem sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite", destacou a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
De acordo com a atualização do modelo GFS, Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgada nesta terça-feira (13), na próxima semana os maiores volumes de chuvas devem ser registrados em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
No período entre 13 e 21 de outubro, Minas Gerais deve receber as maiores chuvas, com precipitação entre 60 e 100 milímetros. O modelo indica ainda condição de chuvas para o Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 30 e 35 mm. Os modelos continuam indicando umidade para as demais áreas do país, com exceção do Nordeste, que ainda deve permenacer com tempo estável.
Já para o período entre 21 e 29 de outubro, o NOAA indica chuvas mais abrangente para a maior parte do Brasil Central, com volumes entre 40 e 80 mm na região. O modelo aponta ainda condição de chuvas para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O GFS mostra ainda o retorno da umidade para o Nordeste do Brasil, mas ainda com volumes baixos.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
Fonte: NOAA
Últimos três dias
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inet, várias áreas do Brasil Central voltou a registrar chuvas nos últimos dias.
No Centro-Oeste, o noroeste do Mato Grosso teve acumulados entre 30 e 40 mm, enquanto as demais áreas do estado registrou chuvas entre 20 e 25 mm. Também choveu em Goiás, com acumulado de até 40 mm no oeste do estado.
Choveu também em áreas do Matopiba, com volumes registrados em todas áreas do Tocantins, com precipitação entre 20 e 30 mm. O extremo oeste do Piauí teve acumulado de 40 mm.
Já no Sudeste do Brasil, choveu em pontos de São Paulo e Minas Gerais, sendo os maiores acumulados registrados no leste mineiro - entre 20 e 25 mm. Os mesmos volumes foram registrados no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
No sul do Brasil, choveu de maneira mais expressiva apenas em pontos do leste e norte do Paraná, com acumulados de até 20 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 3 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Preparativos para a semeadura da safra de soja 20/21 na cidade de Palmeira das Missões-RS. Foto enviado por Felipe Pessini
Desenvolvimento do milho na cidade de Cruz Alta-RS. Foto enviado por Felipe Pessini
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
1 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
Gilberto Rossetto Brianorte - MT
Pra minha região erraram feio..., as chuvas não aconteceram nem 1/4 do que previram. Para meus amigos do médio norte de MT também as chuvas anunciadas nao vieram. Acho que vamos voltar à escutar a natureza .... ouvir o sapo, a saracura, eles acertam mais.
Esse ano aqui no Rio Grande nem saracura está acertando. Ainda o que mais tem acertado são as previsões a cada 3 dias.
Semana passada em nossa região foram toneladas de uréia jogadas fora por essas previsões "certeiras". O tempo está passando e milho morrendo nessa seca. Trigo piorando a qualidade dia a dia. Não sei o que vai ser dessa safra