Semana será marcada por temperaturas elevadas e retorno gradual das chuvas no Brasil Central
Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana será marcada pelas altas temperaturas e retorno gradual das chuvas no Brasil Central. A onda de calor continua ativa em boa parte do país e as temperaturas podem voltar a bater a casa dos 40ºC nos próximos dias. Já o retorno das chuvas, segundo o modelo GFS, da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), deve começar acontecer nos próximos dias.
Falando em temperatura, Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, apesar de um alívio nas temperaturas em áreas do Sudeste durante o final de semana, a onda de calor volta a ganhar intensidade e São Paulo tem máxima prevista entre 38 e 40 graus, com destaque para a região oeste do estado que deve registrar as temperaturas mais elevadas. O calor também continua intenso em Minas Gerais, com temperatura prevista entre 34 e 36 graus. Rio de Janeiro e Espírito Santo podem registrar temperatura máxima entre 28 e 32 graus nesta segunda-feira (5).
A alta temperatura e baixa umidade mantém o Centro-Oeste brasileiro em alerta. Segundo o modelo de previsão de temperatura do Inmet, o Centro-Leste do Mato Grosso pode voltar a registrar 40 graus nas próximas 24 horas. As demais áreas do estado devem ficar com as máximas entre 36 e 36 graus. O calor excessivo também não dá trégua para o Mato Grosso do Sul, onde a maior parte do estado tem previsão de temperatura máxima entre 40 e 42 graus.
Já na parte sul do Brasil, o Paraná continua registrando as temperaturas mais elevadas, entre 36 e 38 graus, com destaque para o norte do estado que deve registrar as temperaturas mais elevadas. Em Santa Catarina, a temperatura deve ficar entre 28 e 32 graus nesta segunda. Enquanto no Rio Grande do Sul, as máximas não devem ultrassapar os 32 graus.
Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias:
Fonte: Inmet
A boa notícia, segundo Olívio Bahia, é atualização do modelo GFS que mantém a tendência do retorno da chuvas para o Centro-Oeste nos próximos dias. "Já tem duas semanas que os modelos estão nos indicando essa chuva e ao que tudo indica, no final desta semana já podemos ver isso acontecendo, ainda de maneira irregular, mas com certeza já trará alívio para toda a região", comenta o meteorologista.
Para o período entre 5 e 13 de outubro, o NOAA sinaliza uma umidade mais abragente para o Brasil Central, mas ainda com os maiores volumes previstos para áreas do Sudeste. Caso se confirmem as previsões, as chuvas em Minas Gerais levarão alívio ao produtor de café que passa pela maior estiagem dos últimos anos. Para o período, ainda há o indicativo de chuvas para o Paraná, com precipitação prevista entre 25 e 30 mm.
Entre os dias 13 e 21, a tendência é de aumento nos volumes no Sudeste do Brasil e um avanço mais expressivo para áreas do Centro-Oeste Brasileiro. Em contrapartida, os modelos indicam uma tendência de pouca chuva para todo o Sul do Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul que pode não registrar pouca ou nenhuma precipitação.
Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo o Brasil:
Fonte: NOAA
Primavera no Sítio Primavera, no Mato Dentro, em Eng.o Coelho (por Vera Olivi)
Lavoura de milho ganhando forma Rio Grande do Sul Eng Agrônomo Felipe Zanandrea
Situação muito preocupante das lavouras em Naranjal-Paraguay por falta da chuva e temperaturas passando dos 40 °C. Em 55 dias apenas 8 mm de chuva. Foto de Cledison Conte
Primavera no Sítio Primavera, no Mato Dentro, em Eng.o Coelho (por Vera Olivi)
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
1 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana
Jaime Jaime
Cade a chuva pro Oeste do Paraná pro dia 10 a 17 de outubro que era em torno de 40mm???
Semana passada a publicação de vocês foi -- Preparem as Máquinas que vem chuva..., e hoje a previsão de chuva não chega a 5 mm???!!Sobre as informações da meteorologia, as pessoas precisam tomar muito cuidado como a mensagem é transmitida e entendida..., os meteorologistas avisaram varias vezes que as análises são uma "previsão", e que as coisas podem mudar.... O sistema de previsões climáticas não são exatas por enquanto, e ainda devem levar muitas décadas para se tornarem exatas. Mas as mesmas previsões ainda continuam mostrando uma mudança no quadro principal. Pelo menos nublado ficará a partir do final dessa semana.