Clima: Atualização do NOAA mostra formação de corredor de umidade a partir do dia 7 no Centro-Sul
A atualização do modelo GFS, divulgada nesta terça-feira (29) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), começa a sinalizar a formação de um corredor de umidade no Centro-Sul do Brasil a partir do dia 7 de Outubro.
Naiane Araújo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica o modelo mudou bastante nas últimas 24 horas, indicando o retorno das chuvas e alívio para as condições de seca.
"Nós estamos numa época de transição e por isso precisamos continuar acompanhando dia após dia. Ainda assim, o modelo hoje nos trouxe uma luz no fim do túnel e um possível retorno das chuvas no próximo período e com maiores chances de chuvas a partir do dia 8", comenta.
Segundo o NOAA, entre o dia 7 e 15 de Outubro, o Centro-Sul do Brasil pode ter uma mudança nos padrões. O modelo ainda indica condição de chuva regular para todo o Centro-Oeste, onde a tendência é de precipitação entre 25 e 30 mm, ficando os maiores acumulados esperados para áreas do Mato Grosso do Sul.
Caso as chuvas se confirmem, o novo sistema pode levar alívio para o produtor de café em Minas Gerais, com precipitação entre 35 e 60 mm em todo o estado. Também há previsão de chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
As previsões também são mais otimistas para o produtor de soja do Paraná, com indicativo de acumulados entre 35 e 50 mm em todo o estado. Já Santa Catarina deve receber chuvas com até 70 mm em alguns pontos. Para o Rio Grande do Sul, a tendência é de volumes mais expressivos para o norte do estado, entre 30 e 40 mm.
"O corredor está se formando, mostrando chuvas e os modelos continuam indicando o retorno efetivo das chuvas a partir da segunda quinzena do mês que vem, como já estava previsto", comenta a meteorologista.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil
Fonte: NOAA
Temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar
Até a mudança nos padrões a condição para boa parte do país continua sendo de tempo estável, seco e com baixa umidade relativa do ar nos próximos dias.
Os modelos de previsão de temperatura do Inmet, para as próximas 24 horas, mostram pico nas temperaturas de até 40 graus em pontos isolados do Centro-Oeste. Ainda assim, nas regiões com temperaturas ligeiramente mais baixas, os termômetros devem registrar entre 36 e 38 graus nesta terça-feira.
As máximas também continuam elevadas em todo o Sudeste brasileiro. São Paulo e Minas Gerais devem ficar com as temperaturas mais altas, entre 36 e 38 graus. Rio de Janeiro e Espírito Santo têm máxima prevista entre 32ºC e 34ºC.
O Inmet emitiu alerta laranja de baixa umidade para Minas Gerais, Piauí e parte da Bahia, válido até as 18h desta terça-feira. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", afirma o comunicado.
Para o Sul do país, o Paraná continua sendo o estado mais quente nos próximos dias, com temperaturas acima dos 32 graus em boa parte do estado. Santa Catarina e Rio Grande do Sul tem previsão de temperatura entre 22 e 28 graus.
Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias
Fonte: Inmet
Sinop-MT Foto de Heinz Willians
Alvaro Busetti Cafelandia-PR Safra soja 20/21
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil